Uso de niacina como tentativa de falsear teste de urina para drogas – MMWR – CDC
Adicionalmente ao seu uso como suplemento nutricional, a niacina (ácido nicotínico ou vitamina B3) é prescrita para tratar hiperlipidemia e hipercolesterolemia. O uso da niacina em baixas doses usualmente leva a poucos efeitos colaterais adversos, entretanto, em grandes doses, a niacina pode provocar vermelhidão da pele, prurido e eventualmente efeitos mais sérios (toxicidade hepática, acidose metabólica, variações na glicemia, neutropenia e efeitos eletrocardiográficos).
O CDC recebeu relatos de vários efeitos colaterais adversos do uso não médico da niacina. A revisão dos relatos indicou vários usos da niacina, incluindo tentativas de falsear ou mascarar os resultados de testes de drogas na urina, especialmente a detecção do tetrahidrocanabinol (THC), o principal ingrediente psicoativo da marijuana (maconha), embora não exista evidência científica de que a ingestão da niacina possa alterar o resultado do teste da droga.
Os clínicos, especialmente aqueles cujos pacientes incluem jovens e adultos jovens, deveriam estar alertas para o potencial uso da niacina na tentativa de falsear testes de drogas na urina. Essa informação sobre o efeito da niacina sobre os testes de drogas na urina está amplamente disponível na Internet e pode ser facilmente utilizada.