Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

sábado, 20 de outubro de 2007

Efeito do tegaserode (Zelmac®) sobre a função sensorial e motora gástrica em pacientes com dispepsia funcional (má digestão).

O tegaserode (Zelmac®), um agonista do receptor para serotonina tipo 4, estimula a motilidade gastrintestinal e aumenta os volumes gástricos antes e depois das refeições em indivíduos saudáveis. Nesse estudo, indivíduos saudáveis (12) e com dispepsia (16) receberam 7 dias de tegaserode, 6mg 2x ao dia ou 7 dias de placebo. Observou-se uma melhora da complacência gástrica pós-prandial em pacientes dispépticos e uma melhor acomodação gástrica em indivíduos saudáveis. Essa melhora na função motora gástrica proximal sugere um papel benéfico do tegaserode em pacientes com dispepsia funcional.

Novo agente melhora a sobrevivência global em homens com câncer de próstata hormônio-resistente.

Homens com câncer de próstata hormônio-resistente (CPHR) atingiram uma redução de 45% no risco de morte quando eles foram tratados com um medicamento ainda experimental, o ZD4054, comparado com placebo. Trata-se de um estudo de fase 2, apresentado recentemente na 14º. European Cancer Conferece (ECCO), compreendendo 312 homens assintomáticos ou levemente sintomáticos com CPHR e metástases ósseas. O uso da medicação determinou uma redução de 45% no risco de morte comparado com placebo e uma sobrevida global média de 24,5 meses comparado com 17,3 meses com placebo. O ZD4054 bloqueia o receptor para endotelina A, podendo inibir a proliferação celular tumoral, a sobrevivência das células tumorais e a formação de metástases ósseas.