Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Cirurgia artroscópica para tratamento da osteoartrite de joelho


Trata-se de um estudo randomizado, controlado, comparando o tratamento com cirurgia endoscópica para a articulação do joelho em casos de osteoartrite / osteoartrose de moderados a severos com o tratamento médico convencional e fisioterapia.
Após 2 anos de acompanhamento, o tratamento artroscópico não mostrou superioridade sobre o tratamento médico otimizado e fisioterápico para osteoartrite /osteoartrose dos joelhos.

domingo, 7 de setembro de 2008

Minociclina no Acidente Vascular Cerebral Agudo


Estudos em modelos animais têm mostrado um efeito neuroprotetor da minociclina, um antibiótico de segunda geração derivada da tetraciclina, possivelmente em função das suas propriedades anti-inflamatórias sobre o tecido glial.
O presente estudo randomizado, cego para o avaliador, analisou o efeito de 200mg de minociclina administrada oralmente por 5 dias, iniciando entre 6 e 24hs do quadro de acidente vascular cerebral (AVC).
Os pacientes com AVC agudo tratados com minociclina tiveram significativamente melhor evolução do que aqueles que receberam apenas placebo. Os efeitos adversos foram de pequena monta. Esses achados sugerem um benefício potencial da minociclina nos AVC agudos isquêmicos.

Quetamina para sedação em pequenos procedimentos de urgência, em adultos.

Quetamina é frequentemente usada em sedação para pequenos procedimentos em crianças e poderia ser muito útil se usada em adultos.

Pesquisadores Ingleses conduziram um estudo prospectivo, observacional, de pacientes adultos, os quais receberam quetamina intravenosa para sedação em pequenos procedimentos em um departamento de emergência durante um período de dois anos. Pacientes com contraindicações para quetamina, tais como doença cardíaca isquêmica, insuficiência cardíaca congestiva e distúrbio psiquiátrico prévio, foram excluídos. A dose inicial de quetamina foi de 0,5 mg/kg e a dose foi repetida se a sedação permanecia inadequada após 5 minutos.

Sedação adequada foi atingida em 91 de 92 patients e foi obtida com apenas uma dose em 46 pacientes. O procedimento foi completado com sucesso em 98% dos pacientes. Ao todo, 22% dos pacientes tiveram eventos adversos, incluíndo vômitos (4%), movimentos clônicos (4%) e agitação (13%). Midazolam tratou com sucesso a agitação de 7 dos 12 pacientes agitados que precisaram tratamento. Durante a sedação, a frequência cardíaca aumentou em uma média de 30,2 batimentos por minuto e a pressão sistólica aumentou em uma média de 25,4 mm Hg.

A quetamina é uma agente interessante para sedação em pequenos procedimentos, já que mantém os reflexos protetores da via aérea, enquanto proporciona efeitos analgésicos e sedativos. Precaução deve ser levada em conta para os efeitos de aumento da frequência cardíaca e pressão arterial, assim como agitação.