Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Agentes de contrastes baseados em gadolinium para Imagens de Ressonância Magnética (IRM) (Magnevist®, MultiHance®, Omniscan®, OptiMARK®, ProHance®) –

O FDA notificou os profissionais da saúde de uma solicitação da Agência para a inclusão de uma nota de precaução e novas advertências acerca do risco de fibrose sistêmica nefrogênica (FSN) nas informações de prescrição de todos os agentes de contraste baseados em gadolinium (ACBG). A nova informação para prescrição deve ser destacada e descrever o risco de FSN seguindo a exposição aos ACBG em pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica severa (taxa de filtração glomerular <>

Profissionais da saúde deveriam evitar o uso de um agente de contraste baseado em gadolinium nesses pacientes a menos que a informação diagnóstica seja essencial e não disponível com outras imagens de ressonância magnética de alta definição, não contrastadas.

terça-feira, 22 de maio de 2007

Deferasirox – (Exjade®) – FDA – 22 de Maio de 2007.

A Novartis e o FDA informaram aos profissionais da saúde sobre mudanças nas informações de prescrição do produto Exjade®, uma medicação usada para tratamento da sobrecarga crônica de ferro devido a transfusões sanguíneas (hemosiderose transfusional) em pacientes com mais de 2 anos de idade. Casos de insuficiência renal aguda, alguns com evolução fatal, têm sido relatados seguindo o uso pós-marketing do Exjade®. A maioria das fatalidades ocorreu em pacientes com múltiplas co-morbidades e que estavam em estágios avançados de suas desordens hematológicas. Adicionalmente, houve relatos pós-marketing de citopenias, incluindo agranulocitose, neutropenia e trombocitopenia em pacientes tratados com Exjade®, onde alguns pacientes morreram. O relacionamento desses episódios ao tratamento com Exjade® é incerto. A maioria desses pacientes tinha desordens hematológicas pré-existentes que são frequentemente associadas com insuficiência da medula óssea. Ainda, casos de vasculite leucocitoclástica, urticária e reações de hipersensibilidades (incluindo anafilaxia e angioedema) foram relatados.

Os profissionais da saúde deveriam monitorar a creatinina sérica em pacientes que estão em risco aumentado de complicações, como os que já tem condições renais pré-existentes, idosos, com co-morbidades ou que estejam recebendo outros medicamentos que possam comprometer a função renal. Contagens sanguíneas deveriam também ser monitorizadas regularmente e o tratamento deveria ser interrompido naqueles pacientes que desenvolverem citopenia sem outra causa definida.

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Rosiglitazona – (Avandia®) – FDA – 21 de Maio de 2007.

O FDA informou os profissionais da saúde sobre uma potencial questão de segurança relacionada ao Avandia® (rosiglitazona). Uma análise em andamento dos dados de segurança para o tratamento do diabetes mellitus tipo II usando Avandia® mostraram diferentes taxas de eventos cardiovasculares isquêmicos incluindo infarto ou outros eventos adversos relacionados ao coração, alguns fatais, relativo a outras drogas usadas no tratamento do diabetes mellitus. Os estudos clínicos revisados até o momento variam com respeito às suas populações, regimes de tratamento e extensão do seguimento. Baseados nesses dados, o risco de eventos cardiovasculares isquêmicos devidos ao Avandia® permanecem obscuros. Os médicos deveriam continuar a cuidadosamente tomar decisões individualizadas sobre o tratamento de pacientes com diabetes mellitus.