Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Ensaio clínico comparando tratamento com sertralina e fluoxetina para pacientes obesos com Desordem de Compulsão Alimentar

Estudos prévios suportam o uso dos inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS) em pacientes com sobrepeso ou obesos com Desordem de Compulsão Alimentar (DCA), entretanto os resultados não têm sido conclusivos. A sertralina tem sido estudada menos extensivamente e há poucos estudos com os ISRS que relatam dados maiores do que 12 semanas de follow-up. O presente estudo avaliou a efetividade da sertralina e da fluoxetina sobre um período de 24 semanas em pacientes obesos com DCA (DSM-IV-TR).

Quarenta e dois pacientes ambulatoriais obesos foram randomizados e conduzidos para um dos dois diferentes tratamentos: 22 foram tratados com sertralina (dose média: 100-200 mg/dia) e 20 com fluoxetina (dose média: 40-80 mg/dia). Os indivíduos foram avaliados no início do estudo e em 8, 12 e 24 semanas de tratamento para freqüência de voracidade, perda de peso e severidade da psicopatologia.

Não foram encontradas diferenças significativas entre os dois tratamentos. Após 8 semanas de tratamento uma melhora significativa na escala de compulsão alimentar foi observada, acompanhando uma também significativa redução de peso. Esses resultados foram mantidos pelos respondedores (perda de peso de pelo menos 5% do peso basal) ao longo de 24 semanas. Esses resultados sugerem que um tratamento por 6 meses com ISRS pode ser uma efetiva opção para tratar pacientes com Desordem de Compulsão Alimentar.