Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Esomeprazol é tão efetivo quanto a cirurgia laparoscópica anti-refluxo gastroesofágico

Lundell L et al. Comparing laparoscopic antireflux surgery with esomeprazole in the mangement of patients with chronic gastro-oesophageal reflux disease: a 3-year interim analysis of the LOTUS trial. Gut 2008;57:1207-1213.

Esse é um ensaio clinico de relativa qualidade (randomizado, aberto, com grupo paralelo, multicêntrico) com um tempo médio de seguimento de 3 anos que comparou os efeitos da cirurgia padronizada para refluxo gastroesofágico por videolaparoscopia com o uso continuado do medicamento esomeprazol (Nexium(R)) - um inibidor da bomba de prótons ao nível do estômago (inibe parcialmente a produção de ácido pelo estômago).
A cirurgia e o tratamento médico para a doença de refluxo gastroesofágico são similares em eficácia durante 3 anos de seguimento; a cirurgia é associada com uma discretíssima melhor qualidade de vida, mas com disfagia persistente (dificuldade para engolir) e flatulência (excesso de gazes) em comparação com o tratamento médico, o qual consistiu de 40mg (1 comp.) de esomeprazol tomado diariamente pela manhã.