Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Tiotropium (Spiriva(R)) no tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica

Tashkin DP et al from UPLIFT Study. A 4-year trial of tiotropium in chronic obstrutive pulmonary disease. NEJM. Published on-line October 5, 2008.

O brometo de tiotropium (Spiriva(R)) é um anticolinérgico com especificidade para receptores muscarínicos, indicado no tratamento de longo prazo da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), incluindo Bronquite Crônica e Enfisema. Vários estudos têm sustentado o seu emprego nessas condições patológicas.
Esse estudo, em particular, um ensaio clínico randomizado, duplo cego, controlado contra placebo, com seguimento por 4 anos, com uma amostra expressiva de pacientes (5.993), mostrou que o emprego dessa medicação promoveu melhora da função pulmonar e da qualidade de vida, com redução do número de exacerbações da doença, internações hospitalares e falência respiratória; entretanto, não ocorreu uma redução significativa na taxa de declínio do FEV1. Esse aspecto em particular não chega a comprometer o medicamento, mas deixa em aberto um importante elemento da DPOC que precisa ser controlado.