Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

terça-feira, 19 de junho de 2007

Meta-análise: Acupuntura para osteoartrite do joelho

Manheimer E, Linde K, Berman BM et al. Meta-analysis: Acupuncture for Osteoarthritis of the Knee. Annals of Internal Medicine. June 19, 2007 146(12):868-877.

Conhecimento prévio ao estudo: A osteoartrite de joelho é uma das causas principais de dor e limitação funcional. O emprego de analgésicos, antiinflamatórios não hormonais, pró-cartilagens e fisioterapia são as mais efetivas e já consolidadas formas de tratamento clínico para essa condição. Entretanto, uma série de tratamentos alternativos vem sendo proposta, sem que haja nem base científica e nem estudos comparativos com o tratamento convencional.

Estudo: Estudo prospectivo de meta-análise envolvendo pesquisa nos bancos de dados dos sistemas Cochrane Central Register of Controlled Trials, MEDLINE e EMBASE até Janeiro de 2007 de ensaios randomizados com mais de 6 semanas de duração que compararam acupuntura formal com simulada, cuidados usuais ou grupo de controle em lista de espera de pacientes com osteoartrite de joelho. Onze ensaios foram selecionados e desses 9 tinham dados suficientes para análise.

Conhecimento adquirido com o estudo: Os resultados com ensaios clínicos controlados com acupuntura simulada não mostrou benefícios clinicamente relevante sobre a acupuntura formal no tratamento da osteoartrite do joelho. Comparados com os controles da lista de espera ocorreram benefícios clinicamente relevantes para ambas as intervenções, sugerindo que sejam devidos ao efeito placebo ou de expectativa.

Atenção para a comparação entre acupuntura simulada e acupuntura na qual o paciente sabia que estava sendo tratado que não mostraram benefícios clínicos relevantes.

Os autores principais são membros do Center for Integrative Medicine, University of Maryland School of Medicine, Kernan Drive, Kernan Hospital Mansion, Baltimore, MD. USA

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Ambrisentan (Letairis®) – FDA – 15 de Junho de 2007.

O FDA aprovou no dia 15 próximo passado o Letairis® para o tratamento da hipertensão arterial pulmonar, uma rara condição potencialmente fatal que se caracteriza por elevação continuada da pressão sanguínea nas artérias pulmonares. Apesar de o Letairis® ser similar a uma droga já existente, ele oferece menores interações medicamentosas. A segurança e a efetividade do Letairis® foram demonstradas em dois ensaios clínicos internacionais envolvendo 393 pacientes. O ambrisentan melhorou significativamente a atividade física comparado com placebo, conforme mostrado no teste de caminhada de 6 minutos, além de retardar a piora da hipertensão pulmonar. Os efeitos colaterais mais comuns incluíram edema de membros inferiores, congestão nasal, sinusite e vermelhidão facial. Letairis® não deve ser usado por mulheres grávidas ou que possam tornar-se grávidas porque a droga pode causar defeitos no feto. Os pacientes tomando Leitairis® devem realizar testes sanguíneos mensais para avaliar potencial lesão hepática.

Está disponível na dose de 5 e 10mg para uso 1x ao dia.

domingo, 17 de junho de 2007

Propofol (Diprivan®) – FDA – 15 de Junho de 2007.

O FDA informou os profissionais da saúde de vários grupos de pacientes que experimentaram calafrios, febre e dores pelo corpo imediatamente após receberem propofol para sedação ou anestesia geral. Múltiplos frascos e vários lotes de propofol usados nesses pacientes que experimentaram esses sintomas foram testados e não houve evidência de qualquer contaminação com bactérias ou endotoxinas.

O propofol é um agente hipnótico e sedativo intravenoso usado na indução e manutenção da anestesia ou sedação. Para minimizar a potencial contaminação bacteriana, os frascos e as seringas previamente preenchidas de propofol deveriam ser usadas dentro de seis horas da abertura e um frasco deveria ser usado apenas para um paciente. Pacientes que desenvolvam febre, calafrios e dores pelo corpo ou outros sintomas de reações agudas febris imediatamente após receberam propofol deveriam ser avaliados para sepsis bacteriana. Profissionais da saúde que administram propofol para sedação ou anestesia geral deveriam seguir cuidadosamente as recomendações para manipular e usar o produto conforme as instruções das informações para prescrição.

Rota Teq ® Vacina pentavalente de Rotavírus vivos, oral – FDA – 15 de Junho de 2007.

O FDA informou os profissionais da saúde de mudanças nas informações de prescrição do produto RotaTeq®. A secção de Reações Adversas foi atualizada para incluir 6 casos de doença de Kawasaki que foram observadas durante ensaio clínico de Fase 3. Ocorreram 5 casos entre 36.150 crianças que receberam TotaTeq® e um caso entre 36.536 crianças que receberam placebo. A secção Pós-Marketing foi revisada para incluir 3 casos de doença de Kawasaki relatados ao Vaccine Adverse Event Reporting System (VAERS), desde o seu licenciamento em 03 de Fevereiro de 2006. Não há um relacionamento de causa e efeito conhecido entre a administração de RotaTeq®, ou qualquer vacina e a ocorrência de doença de Kawasaki.

A doença de Kawasaki é uma enfermidade séria, mas incomum em crianças, que é muito pouco compreendida e sem causa determinada pertencente ao grupo das vasculites. Caracteriza-se por febre elevada e inflamação dos vasos sanguíneos afetando os nódulos linfáticos, pele, boca e coração. Os casos relatados até o momento não são mais freqüentes do que poderia se esperar apenas por coincidência. O FDA e o CDC continuarão a monitorizar e encorajar que todos os eventos adversos severos, incluindo qualquer caso adicional de doença de Kawasaki após administração de RotaTeq, assim como outras vacinas, sejam relatados ao VAERS.

Long Weekend suplemento dietético – FDA – 15 de Junho de 2007.

Confidence Inc. informou aos consumidores e profissionais da saúde de um recolhimento nacional do produto Long Weekend, comercializado como suplemento dietético através de pedidos postais e varejistas localizados em todo o País, além de Porto Rico, Canadá, Reino Unido, Rússia e China. O produto foi recolhido porque ele contém tadalafil não declarado, um medicamento aprovado pelo FDA para tratamento da disfunção erétil masculina. Isso determina um risco aos consumidores porque tadalafil pode interagir com nitratos encontrados em medicamentos prescritos e podem reduzir a pressão arterial a níveis perigosos. Long Weekend não é aprovado pelo FDA, portanto a segurança e efetividade desse produto são desconhecidas. Os consumidores deveriam descontinuar o seu uso e consultar seus profissionais da saúde acerca de tratamentos aprovados para disfunção erétil.