Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Associação de aspirina e medicamentos antiinflamatórios não esteróides e não aspirina com incidência de câncer e mortalidade

Bardia A, Ebbert JO, Cerhan JR et al. Association of Aspirin and Nonaspirin Nonsteroidal Anti-inflammatory Drugs With Cancer Incidence and Mortality. JNCI Journal of the National Cancer Institute. June 6, 2007 99(11):881-889.

Conhecimento prévio ao estudo: Os benefícios preventivos para câncer da aspirina e medicamentos antiinflamatórios não hormonais (AINH) não estão completamente definidos e podem variar de acordo com a história de tabagismo.

Estudo: Estudo prospectivo de coorte sobre o uso de aspirina e AINH, incidência de câncer e mortalidade global e por doença cardíaca coronariana entre mulheres residentes no estado de Iowa, as quais participaram do Iowa Women’s Health Study. História de tabagismo também foi incorporada na análise.

Conhecimento adquirido com o estudo: AINHs não aspirina não foram associados com qualquer resultado neste estudo. Entretanto, o uso de aspirina foi inversamente associado com incidência de câncer e doença relacionada com câncer ou doença cardíaca coronariana e mortalidade global. As associações foram discretamente mais fortes, mas não estatisticamente significativas, entre prévios ou nunca fumantes do que entre fumantes atuais.

Atenção para variações quanto a dose dos medicamentos empregados e também à restrição da população de mulheres brancas na pós-menopausa, o que pode não refletir o resultado para população em geral.

Os autores principais são membros dos Departments of Internal Medicine e Health Sciences Research, University of Minnesota, Minneapolis, MN, USA. Autor responsável: Jon O. Ebbert, MD - ebbert.jon@mayo.edu.

Mesilato de nelfinavir (Viracept ®) - 07 de Junho 2007 - EMEA, Awissmedic.

O Laboratório Roche, em acordo com as autoridades européias de saúde (EMEA e Swissmedic), está recolhendo na Europa e em outras regiões do mundo todos os lotes do medicamento Viracept ® (mesilato de nelfinavir) em pó e comprimido. Essa medida não afeta os mercados americano, canadense e japonês.

No Brasil, o laboratório Roche, em acordo com as autoridades de saúde brasileiras – ANVISA, Ministério da Saúde e Programa Nacional DST/AIDS – e no interesse da segurança dos pacientes, está recolhendo todos os lotes deste medicamento.

Houve diversos relatos de que alguns lotes de Viracept ® (mesilato de nelfinavir) 250mg em comprimidos possuíam um odor alterado. Uma análise química detalhada mostrou que eles continham níveis maiores que o normal de uma substância chamada ácido etil éster metanossulfônico.

Aos pacientes que fazem uso do Viracept ® (mesilato de nelfinavir), a Roche e o Programa Nacional DST/AIDS recomendam que procurem o serviço de saúde onde é feito o acompanhamento, para que sejam indicados tratamentos alternativos.

A Roche disponibiliza o telefone 0800 7733 310 para mais esclarecimentos.

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Impacto do telmisartan versus ramipril sobre a função endotelial renal em pacientes com hipertensão e diabetes tipo II

Schmieder RE, Delles C, Ruilope LM et al. Impact of Telmisartan Versus Ramipril on Renal Endothelial Function in Patients With Hypertension and Type 2 Diabetes. Diabetes Care. June 2007;30(6):1351-1356.

Conhecimento prévio ao estudo: Um dos mais precoces sinais de dano vascular é a disfunção endotelial, a qual é também conhecida por provocar albuminúria e poder predizer o prognóstico cardiovascular.

Estudo: Estudo prospectivo, multicêntrico, randomizado, duplo cego, com titulação de dose forçada, controlado, com grupos paralelos, com a duração de 9 semanas, com o objetivo de analisar os efeitos do bloqueio do sistema renina-angiotensina sobre a função endotelial renal. Participaram 96 pacientes com diabetes do tipo II, hipertensão, taxa de filtração glomerular superior a 80ml/min e normo ou microalbuminúria, os quais receberam diariamente 40/80mg de telmisartan ou 5/10mg de ramipril.

Conhecimento adquirido com o estudo: Ambos, telmisartan e ramipril aumentam a atividade do óxido nítrico do endotélio renal de forma significativa, entretanto o telmisartan o faz com maior expressão e não se acompanha do ramipril quando testado em condições de repouso (sem estímulo de bloqueio do óxido nítrico). O estudo, de excelente qualidade ténica, tem aplicabilidade clínica para populações de pacientes com diabetes do tipo II com hipertensão, suportando a preservação da função renal e cardiovascular, especialmente do telmisartan.

Os autores principais são membros do Department of Nephrology and Hypertension, University of Erlangen-Nürnberg, Erlangen, Germany e da Hypertension Unit, 12 de Octubre Hospital, Madrid, Spain. Autor responsável: R. E. Schmieder – roland.schmieder@rzmail.uni-erlangen.de

Aprovação de novo medicamento para tratamento do câncer de rim avançado – FDA – 30 de Maio de 2007.

O FDA aprovou hoje o Torisel ® (temsirolimus) para o tratamento de certos tipos de cânceres de rim avançados, conhecidos como carcinoma de células renais. Esse medicamento foi aprovado com base em um estudo que mostrou que o seu uso prolonga a sobrevivência de pacientes com carcinoma de células renais. O medicamento é um inibidor enzimático, uma proteína que regula a produção celular, o crescimento celular e a sobrevivência celular.

Esse é o terceiro medicamento aprovado pelo FDA para tratamento do câncer de rim nos últimos 18meses. O primeiro foi o Nexavar® (sorafenib), em Dezembro de 2005, o qual se baseou no retardo da progressão da doença; o segundo foi o Sutent® (sunitinib), em Janeiro de 2006, o qual recebeu aprovação acelerada baseada na estabilização ou redução do tamanho tumoral e mais tarde demonstrou-se que também retardava a progressão tumoral.

No estudo com o temsirolimus, comparou-se o medicamento sozinho com interferon alfa isolado e uma combinação de ambos os medicamentos. O grupo que recebeu apenas temsirolimus mostrou uma melhora significativa na sobrevivência global. As reações adversas mais comuns, ocorrendo em até 30% dos pacientes tratados com Torisel®, foram fadiga, rash, boca seca, náusea, edema e perda de apetite. Os achados laboratoriais adversos foram elevação da glicemia, dos lipídios e triglicérides, testes sanguíneos renais e hepáticos, além da redução de eritrócitos, leucócitos e contagem de plaquetas.

domingo, 3 de junho de 2007

Pasta de dente importada da China contendo dietileno glicos – FDA – 01 de Junho de 2007.

O FDA advertiu os consumidores a evitar o uso de tubos de pasta de dente identificados como “Feitos na China”. A advertência e um alerta de importação foram publicados para prevenir a entrada nos EUA, proveniente da China, de uma pasta de dente contendo um químico tóxico, o dietileno glicol, substância usada como anticongelante e solvente. Embora o FDA não tenha recebido qualquer relatado de intoxicação de pasta de dente contendo dietileno glicol, o FDA está consciente acerca da exposição crônica a este tóxico e a exposição frente a determinadas populações, tais como crianças e indivíduos com doença renal ou hepática. Pastas de dentes contendo dietileno glicol têm um baixo, mas significativo risco de toxicidade e lesão para essas populações. Os consumidores deveriam examinar suas pastas de dentes e descartar qualquer produto contendo dietileno glicol, também conhecido como diglicol ou estearato de diglicol.