Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Vareniclina, um agonista parcial do receptor nicotínico alfa4beta2 para acetilcolina, seletivamente diminui o consumo e a procura pelo etanol.

Álcool e nicotina frequentemente são drogas de abuso em conjunto e há evidências que os receptores nicotínicos neuronais para acetilcolina (nAChRs) desempenham um papel em ambas as dependências, álcool e nicotina. A vareniclina, um agonista parcial dos alfa4beta2 nAChRs, reduz a necessidade de nicotina e recentemente foi aprovado como auxiliar na cessação do tabagismo. Esse estudo investigou o papel da vareniclina na modulação do consumo e procura pelo etanol usando três diferentes modelos animais de bebida.

Observou-se que a administração aguda da vareniclina, nas doses usuais para cessação do tabagismo, seletivamente reduziu a procura por etanol e também diminuiu o consumo voluntário de etanol (em animais expostos por 2 meses ao etanol, previamente). Adicionalmente, a administração crônica da vareniclina diminuiu o consumo de etanol, o qual não resultou em aumento rebote na ingesta de etanol quando a vadeniclina foi descontinuada.

Esses dados sugerem que os receptores alfa4beta2 nAChRs desempenham um importante papel no comportamento de busca do etanol em animais cronicamente expostos ao álcool. A seletividade da vareniclina na redução do consumo de álcool combinado com seus relatos de perfil de segurança e leves efeitos colaterais em humanos sugerem que a vareniclina pode ser provada no tratamento para dependência ao álcool.

Infecção Chikungunya: Um reumatismo emergente entre viajantes retornando de ilhas do Oceano Índico. Relato de 47 casos.


Uma grande epidemia do vírus chikungunya (CHIKV) surgiu em 2005-2006 nas ilhas do Oceano Índico, incluindo Comoros, Mayotte, Maurício, Seicheles e particularmente na Ilha Reunião onde 35% dos 770.000 habitantes foram infectados em 6 meses. Mais recentemente, o vírus tem sido documentado em Madagascar e na Índia, onde o CHIKV está se disseminando rapidamente. Visitantes infectados pelo CHIKV têm retornando para casa para áreas não endêmicas vindos dessas ilhas. Esse é um estudo prospectivo observacional de 14 meses sobre os aspectos clínicos da infecção por CHIKV importada para Marselha, França, em viajantes retornando de ilhas do Oceano Índico.
Um total de 47 pacientes foi diagnosticado com infecção importada pelo CHIKV, confirmado por sorologia, reação de PCR reversa e/ou cultura viral. Na fase inicial da doença (dentro dos primeiros 10 dias) a febre estava presente em 45 dos 47 pacientes. Um rash esteve presente na primeira semana em 25 casos. Todos os pacientes sofreram de artrite, sendo que as articulações mais afetadas foram dos dedos das mãos, pulsos, dedos dos pés e tornozelos. Oito pacientes tiveram que ser hospitalizados durante a fase aguda, incluindo 2 casos potencialmente fatais. Um total de 38 pacientes permaneceu sintomático após o décimo dia com reumatismo periférico crônico, caracterizado por dor articular severa e tenossinovites múltiplas, com limitação importante para deambular e conduzir suas atividades de vida diária. O seguimento mostrou lenta melhora da dor e derrame articular, apesar do tratamento sintomático com antiinflamatórios e analgésicos.
Aparentemente, há dois estágios da doença, um inicial com poliartrite severa, febril e eruptivo, seguido por um reumatismo periférico debilitante que pode persistir por meses. Foi ressaltada a possibilidade de um padrão de vasculite durante o segundo estágio e o benefício ocasional de corticosteróides por curto prazo. Como o CHIKV pode se espalhar pelo mundo, todos os médicos deveriam estar preparados para encontrar essa infecção por este arbovírus.
In Simon, F et al. Chikungunya Infection: An Emerging Rheumatism Among Travelers Returned From Indian Ocean Islands. Report of 47 Cases. Medicine. May/June 2007;86(3):123-137.

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Atualizações em pílulas!

- Produtos pró-bióticos reduzem a diarréia associada com antibióticos: Ensaio clínico randomizado, duplo cego e controlado contra placebo, reunindo 135 pacientes hospitalizados (idade média de 74 anos), os quais receberam ou 100g de iogurte contendo Lactobacillus casei, L bulgaricus e Streptococcus thermophiluss ou placebo, 2x ao dia, durante o curso dos antibióticos e por até uma semana após o seu término. O uso de pró-bióticos reduziu a ocorrência de diarréia associada com antibióticos de 34% para 12% e diarréia por C difficile de 17% para 0%. Portanto, o uso desse tipo de pró-biótico pode reduzir a morbidade, custos de saúde e mortalidade em pacientes com mais de 50 anos.

In BMJ June 29, 2007 (e-Pub ahead to print).

- Um terço dos cânceres de mama são tratados tarde demais porque afetam a mulheres com menos de 45 anos: Nesse grupo etário, usualmente não se realizam exames de rotina, como mamografia. Entretanto, há recomendação expressa que se façam exames específicos, incluindo Ressonância Magnética, em pessoas com menos de 40 anos de idade com antecedentes diretos ou familiares de pacientes com câncer de mama. Há importantes observações sobre os aspectos dietéticos, com aumento da incidência onde o consumo de carnes e gorduras seja maior comparado com regiões onde o consumo de verduras e carne magra é predominante.

In http://db.doyma.es/cgi-bin/wdbcgi.exe/doyma/press.plantilla?ident=50070&mail=Si.

- Aprovado pelo FDA um teste rápido para o diagnóstico da Malária: O BinaxNow® Malaria é o primeiro teste diagnóstico rápido para malária, detectando antígenos circulantes específicos, autorizado pelo FDA. O teste detecta dois diferentes antígenos para malária: o antígeno de Plasmodium falciparum e uma aldolase encontrada em todas as 4 espécies de malária humana. Embora o teste possa identificar o P. falciparum, ele não pode distinguir entre Plasmodium vivax, Plasmodium ovale ou Plasmodium malariae ou detectar infecções mistas. De qualquer forma ele identifica se está presente uma forma de infestação pelo Plasmódio, suficiente para se iniciar o tratamento até a identificação final do agente específico. In http://www.cdc.gov/mmwr/preview/mmwrhtml/mm5627a4.htm?s_cid=mm5627a4_e%0A