Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Omeprazol (Losec®) e Nefrite Intersticial


ANDRAC - AUS - Nefrite intersticial é uma bem reconhecida, porém rara, reação de hipersensibilidade ao omeprazol. Recentemente, a ANDRAC recebeu a notificação de 18 casos de nefrite intersticial por omeprazol. A idade média era de 68 anos, sendo apenas cinco homens. O tempo médio do início foi de 3 meses (12 dias a 12 meses). Os sintomas principais incluíram perda de peso, mal estar, febre, náusea. Em todos os casos ocorreu elevação dos níveis de uréia e creatinina. Foram biopsiados 8 pacientes que mostraram padrão característico de nefrite intersticial. A tríade clássica de febre, rash e eosinofilia foi incomum. Até o momento dessa publicação, 50% dos pacientes já haviam recuperado a função renal, incluindo 2 casos que mostraram rápida melhora (2 a 3 semanas).
O ANDRAC tem recebido dois relatos de casos de nefrite intersticial com o rabeprazol. Nenhum outro inibidor da bomba de prótons, como lanzoprazol, pantoprazol ou esomeprazol, foi relacionado com nefrite intersticial, em território australiano.
Nefrite intersticial tem sido associada com antibióticos beta-lactâmicos e sulfonamidas, diuréticos, antiinflamatórios não hormonais, cimetidina, allopurinol e rifampicina.

Interações com suco de grapefruit (pomelo)


ADRAC - AUS - Relatório do comitê de reações adversas lembrando que o suco de grapefruit (pomelo) interage com várias drogas em função da inibição local de uma das enzimas do sistema citocromo P450 (CYP3A4) e da P-glicoproteina em enterócitos, na parede intestinal. Ela não afeta o sistema citocromo P450 hepático. Interação tem sido demonstrada (aumento de disponibilidade da droga) com bloqueadores dos canais de cálcio (felodipina, amlodipina e nifedipina), estatinas (simvastatina e atorvastatina), benzodiazepínicos (midazolam e triazolam), ciclosporina, saquinavir, e cisaprida. O comitê adverte que essas interações correm tanto com o suco como com a fruta inteira, podendo variar em função de marcas ou concentrações do suco, e que se deve evitar tomar o suco ou a fruta até pelo menos 2hs da tomada de qualquer medicação. Com exceção das laranjas azedas Sevilla, aparentemente não há interação com outras frutas cítricas.

Thiomersal (Timerosal) em vacinas


MCA - UK - Determinações do Comitê de Segurança em Medicina a respeito da manutenção do timerosal em vacinas. As vacinas que contém timerosal (etilmercúrio) são a difteria, tétano e pertussis (DTP) e difteria e tétano, em algumas vacinas para influenza e hepatite B. Não há timerosal na MMR, Hib, pólio oral, meningite C ou BCG. Dois novos estudos epidemiológicos conduzidos no Reino Unido, envolvendo mais de 100.000 crianças, não mostraram evidências de efeitos adversos à exposição ao timerosal, exceto por reações alérgicas menores do tipo vermelhidão e edema local. Outro estudo mostrou que o etilmercúrio é rapidamente excretado após a administração de vacinas com timerosal. Portanto, não há razão para retirar esse componente das vacinas ou evitar a administração de vacinas que contenham o timerosal.