Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Alta dose de Atorvastatina confere benefício adicional em pacientes idosos com doença cardíaca coronariana

Análise secundária do estudo Treating to New Targets, examinando eventos cardiovasculares entre 3.800 adultos com idade de 65 anos ou mais, com doença cardíaca coronariana, os quais receberam randomicamente (duplo cego) ou 80mg ou 10mg de Atorvastatina. Os níveis de colesterol LDL foram reduzidos para 72mg/dL e 97mg/dL, respectivamente e o risco absoluto foi reduzido em 2,3% e o risco relativo em 19% para eventos cardiovasculares maiores em favor do grupo de alta dose de atorvastatina. Esses achados suportam o uso de tratamento intensivo para redução do colesterol LDL (abaixo de 100mg/dL) em pacientes idosos com doença cardiovascular estabelecida. In Wenger NK et al. Outcomes of Using High- or Low-Dose Atorvastatin in Patients 65 Years of Age or Older with Stable Coronary Heart Disease. Annals of Internal Medicine. July 3, 2007; 147(1): 1-9.

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Atualizações em pílulas - III

- Aumento estético das mamas e aumento da taxa de suicídio: Estudo de revisão de seis investigações epidemiológicas completadas nos últimos anos sobre implantes estéticos de mama. Através dos estudos, a taxa de suicídio de mulheres que receberam implantes mamários estéticos é aproximadamente o dobro da taxa esperada baseada em estimativas da população geral. Pesquisas adicionais são necessárias, entretanto, sugere-se que mulheres interessadas em aumento das mamas que apresentem uma história de psicopatologia ou aquelas suspeitas de terem alguma forma de psicopatologia deveriam ser submetidas a uma avaliação de saúde mental antes da cirurgia. In Sarwer DB et al. Cometic Breast Augmentation and Suicide. Am J Psychiatry. July 2007;164:1006-1013.

- Desejo de cocaína é reduzido com o uso de N-acetilcisteína: Ensaio clínico piloto, randomizado, duplo cego, controlado contra placebo, com dois grupos paralelos e cruzado, com 15 participantes, os quais usaram ou N-acetilcisteína ou placebo. Os pacientes que usaram N-acetilcisteína mostraram menos desejo de consumo e menos interesse em resposta às técnicas usadas (cue reactivity). Esses resultados são consistentes com dados pré-clínicos e suportam o uso da N-acetilcisteína como um tratamento para dependência de cocaína. In LaRowe SD et al. Is cocaine desire reduced by N-acetylcysteine? Am J Psychiatry. July 2007; 164:1115-1117.

- Relatório OMS: Risco para tromboembolismo em longas viagens de avião é de 1 em 6.000: O risco de tromboembolismo aproximadamente dobre após uma viagem aérea que dure mais de 4hs, mas ainda é baixo – cerca de 1 em 6.000. Esse relatório é baseado em 3 extensos estudos epidemiológicos e dois estudos fisiopatológicos, ressaltando que o risco também aumenta com outras formas de viagens, seja carro, ônibus ou trem, onde os passageiros ficam sentados imóveis por longos períodos. Esse risco permanece elevado por até 2 meses depois da viagem e tende a ser maior em indivíduos obesos, em mulheres usando anticoncepcionais orais, na presença do fator de mutação V de Leiden e nos extremos de altura (abaixo de 1,58 e acima de 1,89m). In WHO press release.

- Vacina contra meningite recomendada como rotina para todos os adolescentes: O comitê de aconselhamento sobre práticas de imunizações do CDC recomenda que todos os adolescentes, com idades entre 11 e 18 anos, deveriam receber rotineiramente uma dose da vacina conjugada meningocócica (MCV4). Em função do suprimento limitado, a prioridade era dada para iniciantes no colégio e para idades entre 11 e 12 anos. Com a expectativa de uma maior disponibilidade da vacina MCV4 o CDC decidiu por estender para todo o grupo de adolescentes. In Associated Press.