Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Tratamento seqüencial por 10 dias para erradicação do Helicobacter pylori na prática clínica

Sánchez-Delgado J, Calvet X, Bujanda L, Gisbert JP, Titó L and Castro M. Ten-Day Sequential Treatment for Helicobacter pylori Eradication in Clinical Practice. Am J Gastroenterol. 2008 Jun 16. [Epub ahead of print]

As taxas de erradicação da infecção por Helicobacter com o tratamento tríplice padrão são desapontadoramente baixas, entretanto, um novo esquema de tratamento seqüencial tem-se mostrado mais efetivo. Esse estudo procurou confirmar os resultados obtidos previamente na Itália.

Foram selecionados 139 pacientes (60% homens com idade media de 49,6 +/- 15,7 anos), nos quais a presença do H. pylori foi verificada por exame histológico ou teste da uréase. O esquema seqüencial consistiu de um tratamento por 10 dias com um inibidor da bomba de prótons (IBP) 2x ao dia e amoxacilina 1 g 2x ao dia para os primeiros cinco dias, seguido por IBP 2x ao dia, claritromicina 500 mg 2x ao dia e metronidazol 500 mg 2x ao dia pelos próximos 5 dias. As taxas de erradicação foram obtidas oito semanas após o tratamento.

Erradicação foi atingida em 117 de 129 pacientes que retornaram para o teste de follow-up. A taxa de erradicação pela intenção-de-tratar foi de 84,2% (95% Intervalo de confiança: 77%-90%) e a taxa de cura por protocolo foi de 90,7% (95%CI: 84%-95%). O tratamento foi bem tolerado.

Segundo as conclusões dos autores o tratamento seqüencial parece ser altamente efetivo para a erradicação do H. pylori.