Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

terça-feira, 26 de junho de 2007

Atualizações em pílulas - II

- Acúmulo de gordura intra-abdominal é preditor independente do desenvolvimento de síndrome metabólica em pacientes Nipo-Americanos: Estudo prospectivo longitudinal de uma coorte de pacientes Nipo-Americanos acompanhados por 5 anos (n= 408) e por 10 anos (n= 366) mostrou que a incidência de síndrome metabólica foi igual a 15,3% em cinco anos e de 17,8% em dez anos.

Alteração de um desvio-padrão na área de gordura intra-abdominal associou-se a aumento de 2,1 vezes na tendência para síndrome metabólica em dez anos e essa associação foi independente de alterações da glicemia de jejum e das áreas de gordura subcutânea. In Intra-abdominal fat accumulation predicts the development of the metabolic syndrome in non-diabetic Japanese-American - Diabetologia 2007;50:1156-1160.

- Atraso da transferência de pacientes críticos do pronto-socorro para a unidade de terapia intensiva superior a seis horas está relacionado à maior mortalidade: Estudo prospectivo transversal analítico utilizando o banco de dados do projeto IMPACT (banco de dados multicêntrico dos EUA sobre pacientes em UTI). Pacientes transferidos do pronto-socorro para a UTI (entre 2000 e 2003) foram incluídos e divididos em dois grupos: permanência em pronto-socorro > 6 horas (atraso) versus permanência em pronto-socorro inferior a 6 horas (sem atraso).

Os dados demográficos e o escore do APACHE II foram semelhantes nos dois grupos, entretanto no grupo com atraso de transferência para unidade de terapia intensiva superior ou igual a 6hs a mortalidade e o período de internação hospitalar foram significativamente maiores. In Impact of delayed transfer of critically ill patients from the emergency department to the intensive care unit - Critical Care Medicine 2007;35(6):1477-1483.

.

Atualizações em pílulas - I

- Pacientes pré-diabéticos mostram aumentado risco de mortalidade por doença cardiovascular: Estudo de uma coorte de Australianos de 10.000 adultos mostrou que a mortalidade por todas as causas e por doença cardiovascular é mais elevada entre os indivíduos com diabete conhecido, glicose em jejum alterada ou mesmo tolerância alterada à glicose (50 a 60% mais alto) comparados com indivíduos com tolerância normal à glicose. Portanto, estratégias preventivas deveriam incluir também os indivíduos com formas leves do metabolismo glicídico anormal. In Barr ELM et al. Risk of Cardiovascular and All-Cause Mortality in Individuals With Diabetes Mellitus, Impaired Fasting Glucose, and Impaired Glucose Tolerance. The Australian Diabetes, Obesity, and Lifestyle Study (AusDiab). (http://circ.ahajournals.org/cgi/content/abstract/CIRCULATIONAHA.106.685628v1)

- Podem os antiinflamatórios não hormonais prevenir Doença de Alzheimer? Estudo utilizando celecoxib e naproxeno não mostrou efeito preventivo sobre o desenvolvimento de doença de Alzheimer ou mesmo sobre leve comprometimento cognitivo. In
ADAPT Research Group. Neurology 2007 May 22; 68:1800-8.

- Estudo de meta-análise mostra que a Equinácea é benéfica na prevenção e tratamento do resfriado ou gripe: Estudo de meta-análise com 14 ensaios clínicos reunindo 1400 indivíduos para testar prevenção e 1.600 indivíduos para testar efeito sobre a duração do resfriado concluiu que suplementos Equinácea reduzem a incidência e duração do resfriado comum. Um aspecto de importância é definir que tipo de formulação de Equinácea disponível apresenta efeitos consistentes e lembrar que esse fitoterápico inibe o metabolismo do citocromo P450 podendo, então, interagir com medicamentos que utilizam essa via de metabolização. In http://www.thelancet.com/journals/eop.

- Tratamento com estrógenos e redução da calcificação das artérias coronárias: Novo braço do Women's Health Initiativa (WHI) com 1.000 mulheres com idades entre 50 e 59 anos, histerectomizadas e randomizadas para receberem estrógenos conjugados ou placebo, mostrou que o grupo recebendo estrógeno apresentaram um escore de cálcio menor, na análise por tomografia computadorizada, do que o grupo placebo, diferença estatisticamente significativa. Esse resultado poderia suportar a hipótese que o tratamento com estrogênio teria efeitos cardioprotetores em mulheres pós-menopáusicas mais jovens. In NEJM. June 21, 2007 http://content.nejm.org/cgi/content/short/356/25/2591.


segunda-feira, 25 de junho de 2007

Pregabalin (Lirica®) – FDA – 21 de Junho de 2007.

O FDA aprovou no dia 21 próximo passado o Lirica® para o tratamento da fibromialgia, uma desordem caracterizada por dor, fadiga e problemas de sono. O medicamento reduz a dor e melhora as funções diárias de alguns pacientes com fibromialgia.

Pessoas com fibromialgia tipicamente experimentam dor crônica de longa duração, assim como rigidez e dolorimento musculares. Afeta principalmente as mulheres e tipicamente desenvolve-se do início ao meio da idade adulta. Indivíduos com fibromialgia experimentam dor diferentemente das outras pessoas. Estudos mostram que tais pacientes têm redução da dor após uso de Lirica®, mas o mecanismo pela qual produz esse efeito ainda é desconhecido.

Dois ensaios clínicos randomizados, duplo cegos, controlados, envolvendo 1.800 pacientes, suportam a aprovação para uso no tratamento da fibromialgia com doses de 300 a 400mg/dia. Os efeitos colaterais mais comuns incluíram vertigens e sonolência. Visão borrada, ganho de peso, boca seca e sudorese nas mãos e pés também foram relatados nos ensaios clínicos.

A pregabalina já foi previamente aprovada para o tratamento de crises convulsivas parciais, para dor seguindo lesões de Herpes Zoster e para dor associada com lesão de nervos periféricos pelo diabetes (neuropatia diabética).