Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Oxicodona (Oxycontin®) – FDA – 10 de Maio de 2007.


O FDA informou aos profissionais da saúde sobre a acusação criminal e de responsabilidades civis contra a Purdue Frederick Company em conexão com vários esquemas ilegais para promover, distribuir e vender Oxycontin®, (Oxicontin® no Brasil, da Zodiac), um analgésico forte de prescrição médica que outras companhias também produzem. A força de vendas desta indústria foi treinada para fazer falsas propagandas acerca do produto aos profissionais da saúde, promovendo ilegalmente o medicamento como sendo menos aditiva, menos sujeita ao abuso e menos provável de causar tolerância e síndrome de abstinência do que outras medicações analgésicas. Essas práticas falsamente promovem o produto e podem causar risco à saúde para os consumidores.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tomei 10mg diarias, não tem nada de terrivel. Fraturei e tive afundamento na L1, coluna, sofria de dores terriveis, não era possível conviver com meus familiares. Use conforme prescrição médica, e voce tera qualidade de vida. Não viciei, tomei 30cpm, não tomo mais, não tive nenhuma sindrome de abstinencia. Regina, P.s. (foram os 30 dias da minha vida que me aguentaram. O acidente aconteceu em 30 de dezembro de 2007.