Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Atualizações em pílulas!

- Produtos pró-bióticos reduzem a diarréia associada com antibióticos: Ensaio clínico randomizado, duplo cego e controlado contra placebo, reunindo 135 pacientes hospitalizados (idade média de 74 anos), os quais receberam ou 100g de iogurte contendo Lactobacillus casei, L bulgaricus e Streptococcus thermophiluss ou placebo, 2x ao dia, durante o curso dos antibióticos e por até uma semana após o seu término. O uso de pró-bióticos reduziu a ocorrência de diarréia associada com antibióticos de 34% para 12% e diarréia por C difficile de 17% para 0%. Portanto, o uso desse tipo de pró-biótico pode reduzir a morbidade, custos de saúde e mortalidade em pacientes com mais de 50 anos.

In BMJ June 29, 2007 (e-Pub ahead to print).

- Um terço dos cânceres de mama são tratados tarde demais porque afetam a mulheres com menos de 45 anos: Nesse grupo etário, usualmente não se realizam exames de rotina, como mamografia. Entretanto, há recomendação expressa que se façam exames específicos, incluindo Ressonância Magnética, em pessoas com menos de 40 anos de idade com antecedentes diretos ou familiares de pacientes com câncer de mama. Há importantes observações sobre os aspectos dietéticos, com aumento da incidência onde o consumo de carnes e gorduras seja maior comparado com regiões onde o consumo de verduras e carne magra é predominante.

In http://db.doyma.es/cgi-bin/wdbcgi.exe/doyma/press.plantilla?ident=50070&mail=Si.

- Aprovado pelo FDA um teste rápido para o diagnóstico da Malária: O BinaxNow® Malaria é o primeiro teste diagnóstico rápido para malária, detectando antígenos circulantes específicos, autorizado pelo FDA. O teste detecta dois diferentes antígenos para malária: o antígeno de Plasmodium falciparum e uma aldolase encontrada em todas as 4 espécies de malária humana. Embora o teste possa identificar o P. falciparum, ele não pode distinguir entre Plasmodium vivax, Plasmodium ovale ou Plasmodium malariae ou detectar infecções mistas. De qualquer forma ele identifica se está presente uma forma de infestação pelo Plasmódio, suficiente para se iniciar o tratamento até a identificação final do agente específico. In http://www.cdc.gov/mmwr/preview/mmwrhtml/mm5627a4.htm?s_cid=mm5627a4_e%0A

Nenhum comentário: