Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Vacina contra hepatite por vírus A versus imunoglobulina para profilaxia pós-exposição

O que é melhor? Fazer a vacina indistintamente na população contra hepatite por vírus A ou administrar imunoglobulina (anticorpos) para evitar a eclosão da hepatite naquelas pessoas que potencialmente tenham se contaminado com o vírus A?

Esse estudo comparou a vacinação contra hepatite por vírus A e imunoglobulina administrada até 14 dias depois da exposição ao vírus. Participaram do estudo 1.090 indivíduos suscetíveis à hepatite por vírus A, os quais foram randomizados para uma das duas técnicas.

Os resultados mostraram que as baixas taxas de hepatite A em ambos os grupos indicaram que ambas as técnicas fornecem boa proteção; entretanto ocorreu uma ligeira maior taxa de hepatites A entre os indivíduos que receberam a vacina (25 versus 17). Limitações do estudo, como certo monitoramento dos indivíduos que esperavam a imunoglobulina caso se contaminassem podem forçar um viés fora da realidade; já que muitas vezes escapa do indivíduo comum de buscar recurso caso tenha entrado em contato com um doente com hepatite A. Por outro lado, a vacina tem um longo tempo de proteção – situação que não foi avaliada aqui e representa uma alternativa razoável para a profilaxia com imunoglobulina em várias situações particulares.

Nenhum comentário: