Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Atualizações em pílulas - III

- Aumento estético das mamas e aumento da taxa de suicídio: Estudo de revisão de seis investigações epidemiológicas completadas nos últimos anos sobre implantes estéticos de mama. Através dos estudos, a taxa de suicídio de mulheres que receberam implantes mamários estéticos é aproximadamente o dobro da taxa esperada baseada em estimativas da população geral. Pesquisas adicionais são necessárias, entretanto, sugere-se que mulheres interessadas em aumento das mamas que apresentem uma história de psicopatologia ou aquelas suspeitas de terem alguma forma de psicopatologia deveriam ser submetidas a uma avaliação de saúde mental antes da cirurgia. In Sarwer DB et al. Cometic Breast Augmentation and Suicide. Am J Psychiatry. July 2007;164:1006-1013.

- Desejo de cocaína é reduzido com o uso de N-acetilcisteína: Ensaio clínico piloto, randomizado, duplo cego, controlado contra placebo, com dois grupos paralelos e cruzado, com 15 participantes, os quais usaram ou N-acetilcisteína ou placebo. Os pacientes que usaram N-acetilcisteína mostraram menos desejo de consumo e menos interesse em resposta às técnicas usadas (cue reactivity). Esses resultados são consistentes com dados pré-clínicos e suportam o uso da N-acetilcisteína como um tratamento para dependência de cocaína. In LaRowe SD et al. Is cocaine desire reduced by N-acetylcysteine? Am J Psychiatry. July 2007; 164:1115-1117.

- Relatório OMS: Risco para tromboembolismo em longas viagens de avião é de 1 em 6.000: O risco de tromboembolismo aproximadamente dobre após uma viagem aérea que dure mais de 4hs, mas ainda é baixo – cerca de 1 em 6.000. Esse relatório é baseado em 3 extensos estudos epidemiológicos e dois estudos fisiopatológicos, ressaltando que o risco também aumenta com outras formas de viagens, seja carro, ônibus ou trem, onde os passageiros ficam sentados imóveis por longos períodos. Esse risco permanece elevado por até 2 meses depois da viagem e tende a ser maior em indivíduos obesos, em mulheres usando anticoncepcionais orais, na presença do fator de mutação V de Leiden e nos extremos de altura (abaixo de 1,58 e acima de 1,89m). In WHO press release.

- Vacina contra meningite recomendada como rotina para todos os adolescentes: O comitê de aconselhamento sobre práticas de imunizações do CDC recomenda que todos os adolescentes, com idades entre 11 e 18 anos, deveriam receber rotineiramente uma dose da vacina conjugada meningocócica (MCV4). Em função do suprimento limitado, a prioridade era dada para iniciantes no colégio e para idades entre 11 e 12 anos. Com a expectativa de uma maior disponibilidade da vacina MCV4 o CDC decidiu por estender para todo o grupo de adolescentes. In Associated Press.

Nenhum comentário: