Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Achados na tomografia computadorizada do crânio pode predizer derrame após isquemia transitória

Sciolla R, Melis F; SINPAC Group. Rapid identification of high-risk transient ischemic attacks: prospective validation of the ABCD score.Stroke. 2008 Feb;39(2):297-302. Epub 2008 Jan 3.

Ataques isquêmicos transitórios (AIT) determinam um alto risco no curto prazo de acidente vascular cerebral (AVC) definido, entretanto, é dificil distinguir entre os pacientes com isquemias transitórias que evoluirão para um AVC definido.

O desenvolvimento de um escore ABCD de 6 pontos parece clarear essa indefinição: (Age (idade) ≥60 anos = 1 ponto; Blood pressure (pressão arterial ) ≥140/90 mm Hg = 1 ponto; Clinical features (apresentação clínica): perda de força unilateral = 2 pontos e dificuldade para falar sem perda de força = 1 ponto; e Duration (duração) de ≥60 minutos = 2 pontos ou 10 a 59 minutos = 1 ponto). Esse escore prediz o risco de AVC em ambos 7 dias e 1 mês. Altos escores (>/=4) progressivamente conferem um alto risco de AVC subsequente, sendo que aqueles que tem escore <4 não tem AVC dentro de um mês. Achados de imagens de CT de crânio (evidência de doença na substância branca ou infarto cerebral = 1 ponto) cria o escore ABCDi o qual reforça as predições: Um escore ABCD de 5 ou 6 confere um aumento em 6x do risco de AVC em 7 dias e 1 mês, enquanto que o escore ABCDi de 5 ou 7 confere um aumento no risco de 11x. Esse escore com a adição de diabetes (ABCD2) aumenta ainda mais a identificação dos pacientes com AIT que necessitam de pronta e intensiva redução do risco vascular.

Nenhum comentário: