Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Tibolona diminui fraturas e câncer de mama, mas dobra o risco de Acidente Vascular Cerebral


Cummings SR et al. The Effects of Tibolone in older Postmenopausak Women. NEJM. August 14, 2008; 359(7):697-708.

A Tibolona (Livial(R)) atualmente está aprovada em 90 países para tratar sintomas da menopausa e em 45 países para tratar osteoporose, entretanto, ainda não está aprovada nos EUA. Trata-se de um regulador sintético seletivo da atividade estrogênica tecidual (STEAR) e é sabido que previne perda óssea, entretanto, seus efeitos sobre fraturas, câncer e doença cardiovascular ainda não são conhecidos.
O ensaio clínico Long-Term Intervention on Fractures with Tibolone (LIFT) foi conduzido com 4.538 mulheres, entre 60 e 85 anos de idade, as quais foram randomizadas para receber 1,25mg de tibolona diariamente ou placebo.
Esse estudo teve que ser suspenso prematuramente em função de um claro aumento no risco de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC).
Durante um seguimento médio de 34 meses de tratamento, as mulheres em uso de tibolona tiveram uma redução significativa no risco de fratura vertebral e não vertebral, assim como câncer de cólon e mama. Porém, elas também tiveram um aumento no risco absoluto para AVC de 2,3 por 1.000 pessoa-ano e mais do que o dobro na chance relativa de AVC. Também houve uma tendência para uma maior incidência de câncer de endométrio em mulheres com útero.
Outros efeitos, comuns na combinação hormonal de estrógenos e progesterona como ganho de peso, metrorragia e infecção e desconforto mamário foram similares com a droga.
Atenção, portanto, em mulheres com fatores de risco para AVC ou mesmo para aquelas mais idosas, as quais não deveriam usar tibolona.


2 comentários:

disse...

Olá DR.!
Se o risco não vale o uso, por qual medicamento podemos substitui-lo?
Grata!

Antenor disse...

Parece pequeno o risco d ter AVC, pois se não usarem a tibolona, talvez as alternativas sejam piores...e só os americanos q suspenderam a venda em razão dos possíveis riscos (pequenos) de AVC.