Quetamina é frequentemente usada em sedação para pequenos procedimentos em crianças e poderia ser muito útil se usada em adultos.
Pesquisadores Ingleses conduziram um estudo prospectivo, observacional, de pacientes adultos, os quais receberam quetamina intravenosa para sedação em pequenos procedimentos em um departamento de emergência durante um período de dois anos. Pacientes com contraindicações para quetamina, tais como doença cardíaca isquêmica, insuficiência cardíaca congestiva e distúrbio psiquiátrico prévio, foram excluídos. A dose inicial de quetamina foi de 0,5 mg/kg e a dose foi repetida se a sedação permanecia inadequada após 5 minutos.
Sedação adequada foi atingida em 91 de 92 patients e foi obtida com apenas uma dose em 46 pacientes. O procedimento foi completado com sucesso em 98% dos pacientes. Ao todo, 22% dos pacientes tiveram eventos adversos, incluíndo vômitos (4%), movimentos clônicos (4%) e agitação (13%). Midazolam tratou com sucesso a agitação de 7 dos 12 pacientes agitados que precisaram tratamento. Durante a sedação, a frequência cardíaca aumentou em uma média de 30,2 batimentos por minuto e a pressão sistólica aumentou em uma média de 25,4 mm Hg.
A quetamina é uma agente interessante para sedação em pequenos procedimentos, já que mantém os reflexos protetores da via aérea, enquanto proporciona efeitos analgésicos e sedativos. Precaução deve ser levada em conta para os efeitos de aumento da frequência cardíaca e pressão arterial, assim como agitação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário