Lundell L et al. Comparing laparoscopic antireflux surgery with esomeprazole in the mangement of patients with chronic gastro-oesophageal reflux disease: a 3-year interim analysis of the LOTUS trial. Gut 2008;57:1207-1213.
Esse é um ensaio clinico de relativa qualidade (randomizado, aberto, com grupo paralelo, multicêntrico) com um tempo médio de seguimento de 3 anos que comparou os efeitos da cirurgia padronizada para refluxo gastroesofágico por videolaparoscopia com o uso continuado do medicamento esomeprazol (Nexium(R)) - um inibidor da bomba de prótons ao nível do estômago (inibe parcialmente a produção de ácido pelo estômago).
A cirurgia e o tratamento médico para a doença de refluxo gastroesofágico são similares em eficácia durante 3 anos de seguimento; a cirurgia é associada com uma discretíssima melhor qualidade de vida, mas com disfagia persistente (dificuldade para engolir) e flatulência (excesso de gazes) em comparação com o tratamento médico, o qual consistiu de 40mg (1 comp.) de esomeprazol tomado diariamente pela manhã.
Primum non nocere
Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia: "Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Justo o que procurava sobre cirurgia laparoscópica
Postar um comentário