Tashkin DP et al from UPLIFT Study. A 4-year trial of tiotropium in chronic obstrutive pulmonary disease. NEJM. Published on-line October 5, 2008.
O brometo de tiotropium (Spiriva(R)) é um anticolinérgico com especificidade para receptores muscarínicos, indicado no tratamento de longo prazo da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), incluindo Bronquite Crônica e Enfisema. Vários estudos têm sustentado o seu emprego nessas condições patológicas.
Esse estudo, em particular, um ensaio clínico randomizado, duplo cego, controlado contra placebo, com seguimento por 4 anos, com uma amostra expressiva de pacientes (5.993), mostrou que o emprego dessa medicação promoveu melhora da função pulmonar e da qualidade de vida, com redução do número de exacerbações da doença, internações hospitalares e falência respiratória; entretanto, não ocorreu uma redução significativa na taxa de declínio do FEV1. Esse aspecto em particular não chega a comprometer o medicamento, mas deixa em aberto um importante elemento da DPOC que precisa ser controlado.
Primum non nocere
Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia: "Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário