Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Comparação randomizada de estratégias para reduzir o tratamento da asma leve persistente

The American Lung Association Asthma Clinical Research Centers. Randomized Comparison of Strategies for Reducing Treatment in Mild Persistent Asthma. NEJM. May 17, 2007; 356(20):2027-2039.

Conhecimento prévio ao estudo: Os guidelines para tratamento da asma recomendam o uso de corticosteróides inalados em pacientes com asma sintomática persistente e a redução paulatina do tratamento para o mínimo necessário para manter o controle da asma. Duas hipóteses ainda não testadas para essa redução do tratamento, em pacientes com asma bem controlada com o uso de corticosteróides inalados 2x ao dia, são o montelucaste 1x ao dia ou propionato de fluticasona mais salmeterol 1x ao dia.

Estudo: Estudo prospectivo, randomizado, duplo cego, controlado, com grupos paralelos com a duração de 16 semanas, envolvendo 500 pacientes com asma, os quais estavam bem controlados com fluticasona inalada (100microg 2x ao dia). Formaram-se randomicamente 3 grupos: a) fluticasona contínua (100microg 2x ao dia) (169 pacientes); b) substituição pelo montelucaste (5 ou 10mg à noite) (166 pacientes) ou c) substituição pela fluticasona (100microg) mais salmeterol (50microg) à noite (165 pacientes).

Aproximadamente 20% dos pacientes dos grupos que receberam fluticasona continuada ou que substituíram para fluticasona mais salmeterol tiveram falha do tratamento, comparado com 30,3% dos pacientes que substituíram para montelucaste. A razão de chances para ambas as comparações foi de 1,6 (P = 0,03). A percentagem de dias nos quais os pacientes permaneceram livres dos sintomas da asma foi similar entre os três grupos (78,7% a 85,8%).

Conhecimento adquirido com o estudo: Pacientes com asma que estão bem controlados com o uso de fluticasona inalada 2x ao dia podem substituir o tratamento para o combinado fluticasona mais salmeterol 1x ao dia sem aumentar as taxas de falha de tratamento. A substituição apenas pelo montelucaste resulta em aumento da taxa de falha de tratamento e redução do controle da asma.

Comentário: Estudo prospectivo, randomizado, duplo cego, controlado, com grupos paralelos, com uma amostra populacional expressiva e de excelente qualidade técnica. Excelente aplicabilidade clínica.

Os autores são membros dos American Lung Association Asthma Clinical Research Centers. Autor responsável: Dr. Holbrook – jholbroo@jhsph.edu.

Nenhum comentário: