Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

domingo, 13 de maio de 2007

iPods causa mau funcionamento de marca-passo

Thaker J, Jongnaransin K et al. iPods cause pacemaker malfunction. Heart Rhythm Society Annual Scientific Sessions. 9-12 May 2007; Denver, Colorado, USA.

Conhecimento prévio ao estudo: Estudos observacionais têm mostrado que uma série de novos dispositivos, incluindo telefones celulares, podem provocar mal funcionamento de marca-passos. Cresce no mundo todo o uso de tocadores de mp3, como o iPod da Apple, os quais poderiam inadvertidamente entrar em contato próximo com pacientes com marca-passos.

Estudo: Estudo de uma coorte de 83 pacientes com marca-passos de câmara única ou dupla que foram testados com iPods, aproximando os aparelhos em até 5 cm do tórax por 5 a 10 segundos.

Disfunção dos marca-passos, definida como eventos percebidos como associados com inibição atrial/ventricular, trocas de modos ou altas freqüências atrial/ventricular, ocorreu em 20% dos pacientes. Por outro lado, interferência de telemetria, definida como outra interferência não afetando o marca-passo, foi vista em 29% dos pacientes. Inibição do marca-passo, falha do marca-passo quando necessária sua participação, ocorreu em 1,2% dos pacientes. Em alguns casos a interferência foi detectada mesmo quando iPods foram mantidos tão longe quanto 41 cm do tórax.

Conhecimento adquirido com o estudo: Algum grau de interferência pode ser detectada em até 50% dos pacientes com marca-passos quando da aproximação de tocadores de mp3, incluindo iPods da Apple.

Comentário: Estudo de coorte com pacientes portadores de marca-passo, obviamente sem controles, de boa qualidade técnica. Boa aplicabilidade clínica.

Os autores principais são membros da University of Michigan in Ann Arbor, Michigan, USA.

Nenhum comentário: