Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

terça-feira, 26 de junho de 2007

Atualizações em pílulas - II

- Acúmulo de gordura intra-abdominal é preditor independente do desenvolvimento de síndrome metabólica em pacientes Nipo-Americanos: Estudo prospectivo longitudinal de uma coorte de pacientes Nipo-Americanos acompanhados por 5 anos (n= 408) e por 10 anos (n= 366) mostrou que a incidência de síndrome metabólica foi igual a 15,3% em cinco anos e de 17,8% em dez anos.

Alteração de um desvio-padrão na área de gordura intra-abdominal associou-se a aumento de 2,1 vezes na tendência para síndrome metabólica em dez anos e essa associação foi independente de alterações da glicemia de jejum e das áreas de gordura subcutânea. In Intra-abdominal fat accumulation predicts the development of the metabolic syndrome in non-diabetic Japanese-American - Diabetologia 2007;50:1156-1160.

- Atraso da transferência de pacientes críticos do pronto-socorro para a unidade de terapia intensiva superior a seis horas está relacionado à maior mortalidade: Estudo prospectivo transversal analítico utilizando o banco de dados do projeto IMPACT (banco de dados multicêntrico dos EUA sobre pacientes em UTI). Pacientes transferidos do pronto-socorro para a UTI (entre 2000 e 2003) foram incluídos e divididos em dois grupos: permanência em pronto-socorro > 6 horas (atraso) versus permanência em pronto-socorro inferior a 6 horas (sem atraso).

Os dados demográficos e o escore do APACHE II foram semelhantes nos dois grupos, entretanto no grupo com atraso de transferência para unidade de terapia intensiva superior ou igual a 6hs a mortalidade e o período de internação hospitalar foram significativamente maiores. In Impact of delayed transfer of critically ill patients from the emergency department to the intensive care unit - Critical Care Medicine 2007;35(6):1477-1483.

.

Nenhum comentário: