Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Pílulas de Alertas®

- Consumo de grãos inteiros reduz o risco de Diabetes Mellitus

Estudo baseado no Nurses' Health Study com cerca de 160.000 mulheres com registro do consumo de grãos inteiros e incidência de diabetes no seguimento de 12 a 18 meses. Após esse período, as mulheres que ocupavam o mais alto quintil de ingesta de grãos inteiros apresentavam uma redução em 35% no risco ajustado para Diabetes Mellitus do tipo II, comparadas com as mulheres no mais baixo quintil, mesmo após ajustes para o índice de massa corpórea.
Na mesma publicação, há uma meta-análise de seis estudos prospectivos, incluindo homens e mulheres, indicando que o acréscimo de duas porções diárias de grãos inteiros é associado com uma redução de 21% no risco para diabetes.
In
Whole Grain, Bran, and Germ Intake and Risk of Type 2 Diabetes: A Prospective Cohort Study and Systematic Review de Munter JSL, Hu FB, Spiegelman D, Franz M, van Dam RM PLoS Medicine Vol. 4, No. 8, e261 doi:10.1371/journal.pmed.0040261

Nenhum comentário: