Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Dieta tipo Mediterrâneo associada a um menor risco para doença crônica e morte

Sofi F et al. Adherence to Mediterranean diet and health status: meta-analysis. BMJ 2008;337:a1344, doi: 10.1136/bmj.a1344 (Published 11 September 2008)

Esse estudo é uma meta-análise (verificação e análise dos dados de vários ensaios clínicos sobre um mesmo tema) de 12 ensaios clínicos populacionais prospectivos com 1,6 milhões de indivíduos com um tempo de seguimento de 3 a 18 anos. Os pesquisadores verificaram que um aumento de dois pontos na aderência a uma dieta tipo Mediterrâneo (em uma escala de 9 pontos) foi associada com um risco significativamente reduzido para mortalidade de todas as causas; morte por doença cardiovascular; incidência de ou morte por câncer; e incidência de doença de Alzheimer ou Parkinson.

Uma dieta tipo Mediterrâneo inclui alta taxa de ingesta de vegetais, frutas, legumes, cereais e peixe associado ao consumo moderado de vinho tinto com as refeições.

Os pesquisadores consideram esses achados particularmente relevantes para encorajar a adoção de um padrão dietético do tipo Mediterrâneo na prevenção primária das principais doenças crônicas.


Nenhum comentário: