Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Omeprazol (Losec®) e Nefrite Intersticial


ANDRAC - AUS - Nefrite intersticial é uma bem reconhecida, porém rara, reação de hipersensibilidade ao omeprazol. Recentemente, a ANDRAC recebeu a notificação de 18 casos de nefrite intersticial por omeprazol. A idade média era de 68 anos, sendo apenas cinco homens. O tempo médio do início foi de 3 meses (12 dias a 12 meses). Os sintomas principais incluíram perda de peso, mal estar, febre, náusea. Em todos os casos ocorreu elevação dos níveis de uréia e creatinina. Foram biopsiados 8 pacientes que mostraram padrão característico de nefrite intersticial. A tríade clássica de febre, rash e eosinofilia foi incomum. Até o momento dessa publicação, 50% dos pacientes já haviam recuperado a função renal, incluindo 2 casos que mostraram rápida melhora (2 a 3 semanas).
O ANDRAC tem recebido dois relatos de casos de nefrite intersticial com o rabeprazol. Nenhum outro inibidor da bomba de prótons, como lanzoprazol, pantoprazol ou esomeprazol, foi relacionado com nefrite intersticial, em território australiano.
Nefrite intersticial tem sido associada com antibióticos beta-lactâmicos e sulfonamidas, diuréticos, antiinflamatórios não hormonais, cimetidina, allopurinol e rifampicina.

3 comentários:

Unknown disse...

descobri que estou com nefrite, fiquei muito nervosa com isso mas tenho certeza que vou melhorar estou tomando cemetidina, agora dia 14/04 tenho especialista para saber como estou tenho fe em deus que tudo vai dar certo............ sou gislaine coradine moro na cidade de sorocaba.

rasecseven disse...

Olá, sou estudante de farmácia e gostaria de saber como faço para receber atualizações da sua página no meu email?!
Ah e ótimo trabalho voce faz aqui!
Grato.

Giovana disse...

Oi, sou estudante de farmácia e estou participando de uma pesquisa sobre o omeprazol. Estou com dificuldades para encontrar estudos de consumo, teria alguma sugestão?
Obrigado!!