Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Estudo prospectivo dos ácidos graxos trans em eritrócitos e risco de doença cardíaca coronariana

Sun Q, Ma J, Campos H, Hu FB et al. A Prospective Study of Trans Fatty Acids in Erythrocytes and Risk of Coronary Heart Disease. Circulation. April 10, 2007;115(14):1858-1865.

Conhecimento prévio ao estudo: Alto consumo de gordura trans tem sido associado com o risco de doença cardíaca coronariana (DCC) e além dos aspectos históricos da dieta, tem se procurado marcadores biológicos indicadores da presença desse risco.

Estudo: Estudo prospectivo, longitudinal, multicêntrico, de um intervalo de seguimento de 6 anos do estudo de coorte Nurses Health’ Study, o qual segue em andamento, com 32.826 participantes. Amostras sanguíneas foram obtidas de todas as participantes entre 1989 e 1990 e procedeu-se a análise do conteúdo de ácidos graxos trans nos eritrócitos. No período estudado, ocorreram 166 casos incidentes de DCC, os quais foram comparados com 327 indivíduos controles devidamente pareados.

Conhecimento adquirido com o estudo: O conteúdo total de ácidos graxos trans nos eritrócitos foi significativamente correlacionado com a ingesta de gordura trans e foi associado com elevado colesterol de baixa densidade (LDL), reduzidas concentrações de colesterol de alta densidade (HDL) e aumentada razão da lipoproteína LDL para lipoproteína HDL. Ajustando os dados para variáveis como idade, condição de fumante e outros aspectos dietéticos, um maior conteúdo de ácidos graxos trans nos eritrócitos foi associado com um elevado risco de DCC.

Os dados desse marcador biológico fornecem evidência adicional de que o alto consumo de gordura trans é um fator de risco significativo para doença cardíaca coronariana.

Força de evidência: (A)* - Estudo clínico aninhado no grande estudo de coorte das enfermeiras Americanas, com uma amostra populacional expressiva e com um período de seguimento aceitável. Metodologia e tratamento estatístico adequados. A utilização do conteúdo de ácidos graxos trans nos eritrócitos como marcador da exposição a esses ácidos graxos no plasma é análogo à hemoglobina glicosilada em relação às glicemias históricas.

Excelente aplicabilidade clínica, entretanto, esse marcador e utilizado apenas na pesquisa clínica.

Os autores principais são membros dos Departments of Nutrition and Epidemiology, Harvard School of Public Health e do Channing Laboratory, Department of Medicine, Brigham and Women’s Hospital and Harvard Medical School, Boston, Mass. Autor responsável: Frank B. Hu, MD, PhD - frank.hu@channing.harvard.edu.

Nenhum comentário: