Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

quinta-feira, 19 de abril de 2007

MMWR - Relatório de Morbidade e Mortalidade Semanal do Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC – Atlanta, USA) – 20/04/2007

Uso de niacina como tentativa de falsear teste de urina para drogas – MMWR – CDC

Adicionalmente ao seu uso como suplemento nutricional, a niacina (ácido nicotínico ou vitamina B3) é prescrita para tratar hiperlipidemia e hipercolesterolemia. O uso da niacina em baixas doses usualmente leva a poucos efeitos colaterais adversos, entretanto, em grandes doses, a niacina pode provocar vermelhidão da pele, prurido e eventualmente efeitos mais sérios (toxicidade hepática, acidose metabólica, variações na glicemia, neutropenia e efeitos eletrocardiográficos).

O CDC recebeu relatos de vários efeitos colaterais adversos do uso não médico da niacina. A revisão dos relatos indicou vários usos da niacina, incluindo tentativas de falsear ou mascarar os resultados de testes de drogas na urina, especialmente a detecção do tetrahidrocanabinol (THC), o principal ingrediente psicoativo da marijuana (maconha), embora não exista evidência científica de que a ingestão da niacina possa alterar o resultado do teste da droga.

Os clínicos, especialmente aqueles cujos pacientes incluem jovens e adultos jovens, deveriam estar alertas para o potencial uso da niacina na tentativa de falsear testes de drogas na urina. Essa informação sobre o efeito da niacina sobre os testes de drogas na urina está amplamente disponível na Internet e pode ser facilmente utilizada.

Nenhum comentário: