Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Efeito do sulfato de condroitina na osteoartrite sintomática de joelho: um estudo multicêntrico, randomizado, duplo-cego, placebo controlado

Mazières B, Hucher M, Zaïm M and Garnero P. Effect of chondroitin sulphate in symptomatic knee osteoarthritis: a multicentre, randomised, double-blind, placebo-controlled study. Annals of the Rheumatic Diseases. May, 2007;66(5):639-645.

Conhecimento prévio ao estudo: O sulfato de condroitina, frequentemente acompanhado pela glucosamina, tem sido empregado medicamente e como suplemento alimentar para o tratamento e prevenção da osteoartrite. Estudos clínicos bem conduzidos ainda são escassos para uma tomada segura de posição quanto ao seu emprego.

Estudo: Estudo prospectivo, longitudinal, randomizado, duplo cego, controlado contra placebo, multicêntrico, conduzido por 24 semanas, com 307 pacientes com osteoartrite de joelho, os quais usaram diariamente 1g de sulfato de condroitina. Foram avaliados a condição de dor nas atividades diárias, o índice de Lesquene, o critério OMERACT-OARSI, qualidade de vida e as verificações paciente/médico, assim como marcadores bioquímicos do metabolismo do osso, cartilagem e sinóvia.

Conhecimento adquirido com o estudo: O estudo não mostrou uma eficácia significativa do sulfato de condroitina sobre os dois critérios principais considerados juntos (redução da dor nas atividades diárias e índice de Lesquene), embora ele tenha sido discretamente mais efetivo do que o placebo sobre a dor, a taxa de resposta do critério OMERACT-OARSI, avaliação do pesquisador e qualidade de vida. Adicionalmente, não foram observadas diferenças significativas sobre os biomarcadores estudados. A tolerância foi considerada satisfatória (9% dos pacientes abandonaram o tratamento, ou pela ausência de efeito ou por eventos adversos).

Comentário: Estudo clínico prospectivo, longitudinal, randomizado, duplo-cego, controlado contra placebo, multicêntrico de alta qualidade técnica. Metodologia correta e tratamento estatístico de acordo. Boa aplicabilidade clínica.

A pobre resposta ao emprego dessa medicação / suplemento alimentar (vendido sem receita médica e de qualidade ignorada), somada ao seu alto custo (média de R$ 100,00/mês) e ao uso prolongado para obtenção de algum efeito sugerem que seu uso deveria ser desaconselhado até que estudos bem conduzidos como acima demonstrem evidência consistente de eficácia.

Os autores são membros da Paul Sabatier University, Toulouse-3 and Department of Rheumatology, Rangueil University Hospital, Toulouse, do Institut de Recherche Pierre Fabre; Ramonville Saint-Agne, e do INSERM research Unit 664, Lyon, France. Autor responsável: Prof B. Mazières – mazieres@cict.fr.

15 comentários:

Católica Apostólica Romana disse...

Houve alguma evolução sobre este medicmaento?

soneide cerqueira disse...

Bem eu ja tomei este medicamento por seis meses e não achei melhora não. Parei por que meu ginecologista mandou suspender por que tive problema com fungos e também não aguentava mais o sabor. Agora novamente ao fazer tratamento com outro ortopedista ele me indicou o tal medicamento vou tentar mais uma vez para verificar se os resultados serão satisfatorios... mas gostaria de saber de alguém da area se hove uma prova da eficacia do medicamento?

Anônimo disse...

so

Juliana disse...

Isso varia muito de organismo, até remedios para o câncer em determinadas pessoas não geram nenhuma resposta, minha mãe teve a indicação de um ortopedista para usar o CONDROFLEX, 500mg de glucosamina para 400mg de Condroitina, busquei em casas de suplementos e vi que elas tbm tinha, com um adicional ainda o MSM, que favorece a absorção dos dois compostos, passei então a usar o suplementar, o Joint Max da Labrada, minha mãe fez uso por 6 meses, e já denotou muita diferença em questão de dor, parece que o processo inflamatório é diminuido, não sei se há alguma exame de pulsão para verificar liquido sinovial e regeneração cartilaginosa, mas pelo menos no raio X de agora, a artrose parece ter estagnado, minha mãe tem artrose com degeneração de cartilagem e crescimento osseo por calcificação, aparente ter dois joelhos numa mesma perna, só o fato dele ter minimizado a dor, já achei de grande valia, visto que as dores nesse casos, são intensa é continuas.
Já vi muitos estudos relacionado algum tipo de melhora, infelizmente ainda não foi comprovado seu efeito, mas para minha mãe foi muito bom.

Sonia disse...

Gostaria de saber se este composto pode aumentar a pressão arterial.
Desde já agradeço a informação.

Katia disse...

gostaria de saber se houve alguma reação alergica referente oa sulfato de condroitina + sulfato de glucosamina.

Fátima disse...

Um ortopedista me receitou há um ano atrás e eu não comprei por falta de recursos financeiros. Recentemente lí no site do Tribunal de Justiça que um paciente conseguiu uma liminar para que o Estado lhe fornecesse o Condroflex gratuitamente. Acho que os laboratórios qu vendem os anti-inflamatórios inibidores de FAAO não têm interesse que este produto (ou medicamento) que é natural, originário de aves, peixes, porcos e bovinos, venha a concorrer com as indústrias químicas. Vou experimemtar por seis meses, acho que vale a pena arriscar pelas dores que sinto, assim como a minha mãe, que tem insuficiência renal e não pode tomar analgésicos e inti-inflamtórios químicos.

dany chandra disse...

Thanks for sharing informative post...

vardenafil preço

Anônimo disse...

A huge dick in my pussy,a new warm wet tounge up my arse and
cum along with pussy juice all over me. Fuck,
ozzy

Feel free to visit my blog ... hcg injections

Anônimo disse...

I likе the ѵaluable info уou ρroνіde in yοuг articles.
I will bookmark your blog and check agаin here fгequently.
I'm quite certain I'll lеarn many new stuff right here!
Beѕt οf luсk for the nеxt!


Alsο visit my site; hollywood hcg diet
My web page :: 자료실 - 태국 진출 한국기업 리스트

Anônimo disse...

Hurгah! At last Ι got a wеblog from wheге I be capable of gеnuіnеly obtaіn νaluable infоrmation conceгnіng my ѕtudy and
knowlеԁge.

Also vіѕit mу ωeb ѕite: hcg drops diet

Anônimo disse...

WOW just what I was looking for. Came here by searching for Gewichtsverlust

my weblog life insurance

Anônimo disse...

naturally like your web site but you have to check the spelling on several of your posts.
A number of them are rife with spelling issues and I in finding it very bothersome to inform the truth then again I'll definitely come again again.

my web page :: top mobile advertising companies

Anônimo disse...

What i don't realize is actually how you're not really a lot
more well-appreciated than you may be now. You are so intelligent.

You realize therefore considerably in the case of this topic, made me personally consider it from a lot of various
angles. Its like men and women don't seem to be involved unless it's something to do with Woman gaga!
Your personal stuffs excellent. Always deal with it up!


My web blog ... online roulette

seroflo autohaler disse...

cenforce 50 mg is utilized to treat male sexual function issues. In blend with sexual incitement, sildenafil works by expanding blood flow to the penis to assist a man with getting and keep an erection.