Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

segunda-feira, 30 de abril de 2007

Padrões de ingesta de bebidas alcoólicas e mortalidade: Resultados de um estudo de coorte de grande escala, baseado na população, no Japão

Marugame T, Yamamoto S, Tsugane S et al for the Japan Public Health Center-based Prospective Study Group. American Journal of Epidemiology. May 1, 2007;165(9):1039-1046.

Conhecimento prévio ao estudo: Há uma crença social no Japão que um “feriado para o fígado”, abstenção de bebidas alcoólicas por mais do que dois dias na semana, é benéfico para bebedores sistemáticos.

Estudo: Estudo prospectivo, longitudinal, de coorte, baseado na população para avaliar a hipótese que, em termos de mortalidade de todas as causas, o consumo de bebidas alcoólicas entre 1 a 4 dias na semana é menos danoso do que diariamente (5 a 7 dias), bebendo a mesma quantidade de bebidas alcoólicas. Participaram 88.746 indivíduos Japoneses (41.702 homens e 47.044 mulheres) com idades entre 40 e 69 anos no início do estudo, respondendo a um questionário auto-administrado e seguidos entre 1990 e 2003.

Entre os indivíduos masculinos com consumo regular de bebidas alcoólicas por mais de um dia por semana, bebedores leves (< productid="5 a" st="on">5 a 7 dias na semana, enquanto não se observou aumento do risco entre aqueles que consumiam álcool em menos do que 4 dias na semana. A razão de chances para bebedores que consumiam álcool 5 a 7 dias por semana foi de 1,29 para 300-449g por semana e 1,55 para igual ou mais de 450g por semana, quando comparados com aqueles bebedores ocasionais que consumiam álcool 1 a 3 dias por mês.

Conhecimento adquirido com o estudo: Entre consumidores pesados de bebidas alcoólicas (acima de 300g/semana) o risco de mortalidade de todas as causas é maior naqueles que bebem entre 5 a 7 dias por semana do que os outros que bebem a mesma quantidade, mas em até 4 dias na semana.

Força de evidência: (A)* - Estudo clínico prospectivo, longitudinal, de uma grande coorte populacional, seguidos por um longo período, sem perda significativa de seguimento. Metodologia, coleta dos dados, seguimento e tratamento estatístico adequados. Sistemas organizados de saúde com banco de dados projetado e atualizado do ponto de vista epidemiológico permitem grandes estudos como acima, com mínima perda de seguimento. Excelente aplicabilidade clínica.

Os autores principais são membros do Cancer Information Services and Surveillance Division, Center for Cancer Control and Information Services e da Epidemiology and Prevention Division, Research Center for Cancer Prevention and Screening, National Cancer Center, Tokyo, Japan. Autor responsável: Dr. Tomomi Marugame – tmarugam@gan2.res.ncc.go.jp.

Nenhum comentário: