O FDA aprovou hoje o Torisel ® (temsirolimus) para o tratamento de certos tipos de cânceres de rim avançados, conhecidos como carcinoma de células renais. Esse medicamento foi aprovado com base em um estudo que mostrou que o seu uso prolonga a sobrevivência de pacientes com carcinoma de células renais. O medicamento é um inibidor enzimático, uma proteína que regula a produção celular, o crescimento celular e a sobrevivência celular.
Esse é o terceiro medicamento aprovado pelo FDA para tratamento do câncer de rim nos últimos 18meses. O primeiro foi o Nexavar® (sorafenib), em Dezembro de 2005, o qual se baseou no retardo da progressão da doença; o segundo foi o Sutent® (sunitinib), em Janeiro de 2006, o qual recebeu aprovação acelerada baseada na estabilização ou redução do tamanho tumoral e mais tarde demonstrou-se que também retardava a progressão tumoral.
No estudo com o temsirolimus, comparou-se o medicamento sozinho com interferon alfa isolado e uma combinação de ambos os medicamentos. O grupo que recebeu apenas temsirolimus mostrou uma melhora significativa na sobrevivência global. As reações adversas mais comuns, ocorrendo em até 30% dos pacientes tratados com Torisel®, foram fadiga, rash, boca seca, náusea, edema e perda de apetite. Os achados laboratoriais adversos foram elevação da glicemia, dos lipídios e triglicérides, testes sanguíneos renais e hepáticos, além da redução de eritrócitos, leucócitos e contagem de plaquetas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário