Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Mesilato de nelfinavir (Viracept ®) - 07 de Junho 2007 - EMEA, Awissmedic.

O Laboratório Roche, em acordo com as autoridades européias de saúde (EMEA e Swissmedic), está recolhendo na Europa e em outras regiões do mundo todos os lotes do medicamento Viracept ® (mesilato de nelfinavir) em pó e comprimido. Essa medida não afeta os mercados americano, canadense e japonês.

No Brasil, o laboratório Roche, em acordo com as autoridades de saúde brasileiras – ANVISA, Ministério da Saúde e Programa Nacional DST/AIDS – e no interesse da segurança dos pacientes, está recolhendo todos os lotes deste medicamento.

Houve diversos relatos de que alguns lotes de Viracept ® (mesilato de nelfinavir) 250mg em comprimidos possuíam um odor alterado. Uma análise química detalhada mostrou que eles continham níveis maiores que o normal de uma substância chamada ácido etil éster metanossulfônico.

Aos pacientes que fazem uso do Viracept ® (mesilato de nelfinavir), a Roche e o Programa Nacional DST/AIDS recomendam que procurem o serviço de saúde onde é feito o acompanhamento, para que sejam indicados tratamentos alternativos.

A Roche disponibiliza o telefone 0800 7733 310 para mais esclarecimentos.

Nenhum comentário: