Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Impacto do telmisartan versus ramipril sobre a função endotelial renal em pacientes com hipertensão e diabetes tipo II

Schmieder RE, Delles C, Ruilope LM et al. Impact of Telmisartan Versus Ramipril on Renal Endothelial Function in Patients With Hypertension and Type 2 Diabetes. Diabetes Care. June 2007;30(6):1351-1356.

Conhecimento prévio ao estudo: Um dos mais precoces sinais de dano vascular é a disfunção endotelial, a qual é também conhecida por provocar albuminúria e poder predizer o prognóstico cardiovascular.

Estudo: Estudo prospectivo, multicêntrico, randomizado, duplo cego, com titulação de dose forçada, controlado, com grupos paralelos, com a duração de 9 semanas, com o objetivo de analisar os efeitos do bloqueio do sistema renina-angiotensina sobre a função endotelial renal. Participaram 96 pacientes com diabetes do tipo II, hipertensão, taxa de filtração glomerular superior a 80ml/min e normo ou microalbuminúria, os quais receberam diariamente 40/80mg de telmisartan ou 5/10mg de ramipril.

Conhecimento adquirido com o estudo: Ambos, telmisartan e ramipril aumentam a atividade do óxido nítrico do endotélio renal de forma significativa, entretanto o telmisartan o faz com maior expressão e não se acompanha do ramipril quando testado em condições de repouso (sem estímulo de bloqueio do óxido nítrico). O estudo, de excelente qualidade ténica, tem aplicabilidade clínica para populações de pacientes com diabetes do tipo II com hipertensão, suportando a preservação da função renal e cardiovascular, especialmente do telmisartan.

Os autores principais são membros do Department of Nephrology and Hypertension, University of Erlangen-Nürnberg, Erlangen, Germany e da Hypertension Unit, 12 de Octubre Hospital, Madrid, Spain. Autor responsável: R. E. Schmieder – roland.schmieder@rzmail.uni-erlangen.de

Nenhum comentário: