Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

terça-feira, 19 de junho de 2007

Meta-análise: Acupuntura para osteoartrite do joelho

Manheimer E, Linde K, Berman BM et al. Meta-analysis: Acupuncture for Osteoarthritis of the Knee. Annals of Internal Medicine. June 19, 2007 146(12):868-877.

Conhecimento prévio ao estudo: A osteoartrite de joelho é uma das causas principais de dor e limitação funcional. O emprego de analgésicos, antiinflamatórios não hormonais, pró-cartilagens e fisioterapia são as mais efetivas e já consolidadas formas de tratamento clínico para essa condição. Entretanto, uma série de tratamentos alternativos vem sendo proposta, sem que haja nem base científica e nem estudos comparativos com o tratamento convencional.

Estudo: Estudo prospectivo de meta-análise envolvendo pesquisa nos bancos de dados dos sistemas Cochrane Central Register of Controlled Trials, MEDLINE e EMBASE até Janeiro de 2007 de ensaios randomizados com mais de 6 semanas de duração que compararam acupuntura formal com simulada, cuidados usuais ou grupo de controle em lista de espera de pacientes com osteoartrite de joelho. Onze ensaios foram selecionados e desses 9 tinham dados suficientes para análise.

Conhecimento adquirido com o estudo: Os resultados com ensaios clínicos controlados com acupuntura simulada não mostrou benefícios clinicamente relevante sobre a acupuntura formal no tratamento da osteoartrite do joelho. Comparados com os controles da lista de espera ocorreram benefícios clinicamente relevantes para ambas as intervenções, sugerindo que sejam devidos ao efeito placebo ou de expectativa.

Atenção para a comparação entre acupuntura simulada e acupuntura na qual o paciente sabia que estava sendo tratado que não mostraram benefícios clínicos relevantes.

Os autores principais são membros do Center for Integrative Medicine, University of Maryland School of Medicine, Kernan Drive, Kernan Hospital Mansion, Baltimore, MD. USA

Nenhum comentário: