Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

domingo, 17 de junho de 2007

Propofol (Diprivan®) – FDA – 15 de Junho de 2007.

O FDA informou os profissionais da saúde de vários grupos de pacientes que experimentaram calafrios, febre e dores pelo corpo imediatamente após receberem propofol para sedação ou anestesia geral. Múltiplos frascos e vários lotes de propofol usados nesses pacientes que experimentaram esses sintomas foram testados e não houve evidência de qualquer contaminação com bactérias ou endotoxinas.

O propofol é um agente hipnótico e sedativo intravenoso usado na indução e manutenção da anestesia ou sedação. Para minimizar a potencial contaminação bacteriana, os frascos e as seringas previamente preenchidas de propofol deveriam ser usadas dentro de seis horas da abertura e um frasco deveria ser usado apenas para um paciente. Pacientes que desenvolvam febre, calafrios e dores pelo corpo ou outros sintomas de reações agudas febris imediatamente após receberam propofol deveriam ser avaliados para sepsis bacteriana. Profissionais da saúde que administram propofol para sedação ou anestesia geral deveriam seguir cuidadosamente as recomendações para manipular e usar o produto conforme as instruções das informações para prescrição.

Nenhum comentário: