Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Pílulas de Alertas®

Aborto induzido por medicamentos não é associado com efeitos adversos nas gestações posteriores.

Estudo de acompanhamento dos registros de saúde, conduzido na Dinamarca, focado no método de abortamento prévio e os resultados das gestações subseqüentes, em uma coorte de 12.000 mulheres. Os resultados mostraram que gestações ectópicas, abortamento espontâneo, nascimento prematuro ou com baixo peso ao nascer não foram mais freqüentes entre as mulheres que se submeteram ao abortamento induzido por medicação comparada com o abortamento cirúrgico.

Portanto, com respeito ao risco de evolução adversa nas gestações seguintes, o aborto induzido por medicação é no mínimo tão seguro quanto o abortamento cirúrgico.

In NEJM. August 16, 2007; 7(357)648-653.



Idosos fumantes têm risco aumentado de demência e declínio cognitivo.

Estudo Australiano avaliando a associação de tabagismo com demência e declínio cognitivo em uma meta-análise de 19 estudos prospectivos com pelo menos 12 meses de seguimento. Os estudos incluíram um total de 26.374 participantes seguidos para demência por 2 a 30 anos e 17.023 participantes seguidos por 2 a 7 anos para avaliação do declínio cognitivo. A idade média global foi de 74 anos.

Indivíduos fumantes no início do estudo, comparados com não fumantes (nunca), tiveram riscos de 1,79 para doença de Alzheimer incidente, 1,78 para demência vascular incidente e 1,27 para qualquer demência. Os indivíduos fumantes também mostraram maior declínio cognitivo no escore do Mini-Mental State Examination ao longo de período de seguimento. Comparados com fumantes prévios, os fumantes correntes no início do estudo mostraram um aumentado risco para demência de Alzheimer (risco relativo: 1,70) e um aumentado declínio nas habilidades cognitivas, mas os grupos não diferiram com respeito aos riscos de demência vascular ou qualquer demência.

In American Journal of Epidemiology. September 1, 2007. 166(5):367-378.

Um comentário:

Anônimo disse...

Me and ozzy fucked more difficult, trying to show to my own god!
FUCK YES!' just before cumming inside my warm pussy. were still fucking

Here is my website :: hcg injections