Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Consumo moderado de cafeína não associado ao risco de câncer de mama

Ishitani K, Zhang SM et al. Caffeine consumption and the risk of breast cancer in a large prospective cohort of women. Arch Intern Med. 2008;168(18):2022-2031.


Dados históricos apontavam que o consumo pesado de cafeína estava associado com um risco aumentado de doença mamária benigna e que a cafeína poderia acelerar a progressão de formas agressivas do câncer de mama.

O presente estudo, análise de 10 anos do acompanhamento de 38.432 mulheres com mais de 45 anos de idade, dentre as quais foram identificados 1.188 casos de câncer de mama invasivos, mostrou que o consumo de cafeína e bebidas cafeinadas (cafés, refrigerantes e chás) não está associado com um risco aumentado para câncer de mama, incluindo consumo exagerado de mais de 4 taças de café diariamente.

Entretanto, em mulheres com doença mamária benigna prévia uma associação discretamente significativa para o risco de câncer de mama foi observada naquelas mulheres que estavam no grupo de mais alto consumo de cafeína e café, além de também se associar com risco de câncer de mama com receptores negativos para os hormônios femininos (estrógeno e progesterona) e com tumores maiores de 2 cm (fatores de pior prognóstico).

Portanto, em mulheres com mamas saudáveis o consumo mesmo exagerado de café não aumenta o risco para câncer de mama; entretanto, para aquelas que já têm algum tipo de distúrbio mamário benigno (nódulos prévios, displasia mamária, entre outros) o consumo de café e bebidas com cafeína deveria ser no máximo, moderado. O fato de aparecerem tumores de pior prognóstico naquelas de alto consumo de café ainda precisa ser melhor esclarecido, pode estar ocorrendo um erro de seleção em função de outras variáveis associadas.

Em resumo, esse estudo sugere que café e bebidas cafeinadas não estão relacionados com câncer de mama, mesmo em alto consumo, mas também não convém exagerar.

Nenhum comentário: