Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Consumo moderado de vinho tinto associado a um menor risco de câncer de pulmão, mesmo entre fumantes.

Chao C, Quinn VP et al. Alcoholic beverage intake and risk of lung cancer: The California Men’s Health Study. Cancer Epidemiology Biomarkers & Prevention. October 1, 2008;17:2692-2699.,

Esse estudo analisou dados de uma população de 84.170 homens com idade entre 45 e 69 anos, os quais foram coletados em 2.000 e 2003 e posteriormente cruzados com casos incidentes de câncer de pulmão até o final de 2006.
Os resultados mostraram que o consumo moderado de vinho tinto é associado com uma redução na incidência de câncer de pulmão, especialmente entre os fumantes (atuais ou passados). Fumantes que bebiam pelo menos 1 taça de vinho tinto por dia tiveram uma redução de 60% na chance de desenvolver câncer de pulmão do que fumantes abstêmios.
Outros tipos de bebidas alcoólicas, como vinho branco, cerveja e licores, não mostraram redução no risco de câncer de pulmão.
O vinho tinto é conhecido por conter altos níveis de antioxidantes, dentre os quais o resveratrol, composto que mostrado benefícios significativos para a saúde em estudos pré-clínicos. Pesquisas prévias têm associado o resveratrol do vinho tinto com redução do risco de aterosclerose, doença cardiovascular e doenças cerebrais, tais como a doença de Alzheimer.

Nenhum comentário: