Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Uso de paracetamol por gestantes, crianças e mesmo adultos, pode aumentar o desenvolvimento de Asma

Beasley R, Clayton T et al for de ISAAC Phase Three Study Group. Association between paracetamol use in infancy and childhood, and risk of asthma, rhinoconjunctivitis, and eczema in children aged 6–7 years: analysis from Phase Three of the ISAAC programme. Lancet. September 20, 2008; 372(9643): 1039-1048.


A exposição ao paracetamol (Tylenol®, Dórico®, paracetamol genérico, várias marcas similares) durante a vida intra-uterina, infância e vida adulta pode aumentar o risco de desenvolvimento de asma. Pesquisadores pertencentes ao Programa de Estudo Internacional de Asma e Alergias em Crianças (ISAAC) publicaram, recentemente, no The Lancet, (uma das mais respeitadas revistas técnicas sobre Medicina) os resultados obtidos na fase três do estudo, na qual investigaram a associação entre o consumo de paracetamol e asma.

Participaram da análise 205.487 pacientes com idades entre 6 e 7 anos originados de 73 centros em 31 países. O uso de paracetamol no primeiro ano de vida foi associado com um risco aumentado de sintomas de asma quando na idade de 6 a 7 anos. O uso corrente de paracetamol foi associado com um risco crescente dose-dependente de sintomas de asma, com razão de chances de 1,61 para 3,23, respectivamente para uso médio e alto. Ele também foi associado com um risco aumentado de sintomas de rinoconjuntivite (alérgica) e eczema (alérgico).

Portanto, os resultados desse estudo sugerem fortemente que a exposição ao paracetamol poderia ser um fator de risco para o desenvolvimento de asma na infância. Outras opções de antitérmicos e analgésicos deveriam ser tentadas, especialmente em crianças alérgicas ou com risco de desenvolver asma ou outras condições alérgicas (rinite, conjuntivite e eczema).


Nenhum comentário: