Westover AN, McBride S and Haley RW. Stroke in Young Adults Who Abuse Amphetamines or Cocaine. A Population-Based Study of Hospitalized Patients. Arch Gen Psychiatry. April, 2007;64(4):495-502.
Estudo: O objetivo do estudo foi testar a hipótese de que adultos jovens que abusam de anfetaminas ou cocaína estão em alto risco para acidente vascular encefálico (AVE). Trata-se de um estudo prospectivo transversal baseado em um banco de dados de 3.148.165 altas hospitalares de hospitais Texanos, no qual estimou-se a tendência, de 1 Janeiro de
Os resultados mostraram que de 2000 para
Conhecimento adquirido com o estudo: O aumento no abuso de drogas estimulantes pode aumentar as taxas de admissões hospitalares para acidentes vasculares encefálicos em adultos jovens, assim como a mortalidade relacionada à AVE.
Força de evidência: (A)* - Estudo clínico prospectivo, transversal, observacional, baseado em uma população de pacientes que saíram de hospitais em uma região do oeste Americano. Metodologia e tratamento estatístico extenso, mas de boa qualidade. Os índices de razão de chances para anfetaminas e cocaína são bastante significativos, quando comparados com índices habituais de risco para essa patologia. Excelente aplicabilidade clínica.
Os autores são membros do Department of Psychiatry, Division of Epidemiology and Preventive Medicine, do Department of Internal Medicine and Department of Clinical Sciences, The University of Texas Southwestern Medical Center at Dallas e do Dallas–Fort Worth Hospital Council, Irving, Tex.
Nenhum comentário:
Postar um comentário