Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

quinta-feira, 29 de março de 2007

Alerta do FDA – 29/03/2007

Pergolida (Celance®, Permax®) - 29 de Março 2007 – FDA


O FDA notificou os profissionais da saúde e pacientes que os fabricantes e distribuidores da pergolida concordaram em retirar esse medicamento do mercado (nos EUA). A pergolida é uma agonista da dopamina (AD) usada com levodopa e carbidopa no manejo dos sinais e sintomas da doença de Parkinson. Os resultados de dois novos estudos mostraram que alguns pacientes com doença de Parkinson tratados com pergolida tiveram sérios danos nas suas válvulas cardíacas quando comparados a pacientes que não estavam recebendo a droga. Esses dois estudos confirmam os estudos iniciais que já descreviam esse problema.

Os pacientes atualmente em uso de pergolida deveriam entrar em contato com seus profissionais da saúde acerca de tratamentos alternativos e não suspender abruptamente a medicação. Os profissionais da saúde deveriam avaliar a necessidade dos seus pacientes do uso de tratamento com agonista da dopamina. Se tratamento continuado é necessário, outro AD deveria substituir a pergolida.

Nenhum comentário: