Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

sexta-feira, 30 de março de 2007

Um teste imunoquímico quantitativo de sangue oculto nas fezes para neoplasia colo-retal

Levi Z, Rozen P, Niv Y et al. A quantitative immunochemical fecal occult blood test for colorectal neoplasia. Ann Intern Med. Feb 20, 2007;146(4):244-255.

Conhecimento prévio ao estudo: Os testes de pesquisa de sangue oculto nas fezes (PSOF) convencionais (baseado em guáiaco) para screening de câncer colo-retal não são específicos para hemoglobina humana e não necessita de dieta restritiva.

Estudo: O objetivo do estudo foi medir a sensibilidade e especificidade da pesquisa quantitativa de hemoglobina fecal por imunoquímica para detecção de câncer e adenoma avançado em pacientes submetendo-se a colonoscopia. Secundariamente, determinar os limites do teste que indicam as maiores probabilidades para neoplasias e determinar o número de testes necessários. Foram recrutados 1.000 pacientes de um serviço de endoscopia (Tel Aviv, Israel), alguns sintomáticos, outros assintomáticos, mas sob risco aumentado de neoplasia colo-retal, que estavam aguardando para submeterem-se à colonoscopia eletiva, para 3 coletas de fezes.

A colonoscopia identificou neoplasia clinicamente significativa em 91 pacientes (câncer em 17 e adenomas avançados em 74 pacientes). Usando 3 PSOFs e um limite para hemoglobina de 75ng/mL, sensibilidade e especificidade foram de 94,1% e 87,5%, respectivamente para câncer e 67% e 91,4%, respectivamente para neoplasia clinicamente significativa.

Conhecimento adquirido com o estudo: Pesquisa quantitativa de sangue oculto nas fezes pelo método imunoquímico tem boa sensibilidade e especificidade para detecção de neoplasia clinicamente significativa.

Força de evidência: (A)* - Estudo clínico prospectivo, transversal, observacional, de uma coorte expressiva de indivíduos. Metodologia e tratamento estatístico de boa qualidade, entretanto é necessário atentar para o fato de que a população estudada ou estava sintomática ou tinham alto risco para câncer colo-retal, já que todos tinham agendado uma colonoscopia. Possivelmente, os resultados em uma população geral ao acaso poderiam ser diferentes. Excelente aplicabilidade clínica.

Os autores são membros do Rabin Medical Center, Beilinson Hospital, Petach Tikva, Israel. Autor responsável: Paul Rozen, MBBS – paulro@clalit.org.il.

Nenhum comentário: