Primum non nocere

Hipócrates, ao redor do ano 430 aC, propôs aos médicos, no parágrafo 12 do primeiro livro da sua obra Epidemia:
"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente" - ou seja, primum non nocere - primeiro de tudo, não provoque nenhum dano.

sexta-feira, 30 de março de 2007

Alerta do FDA – 30/03/2007

Tegaserode, maleato de (Zelnorm®, Zelmac®) - 30 de Março 2007 – FDA


O FDA notificou os profissionais da saúde e pacientes que a Novartis concordou em descontinuar a comercialização do Zelnorm® (marca nos EUA, Zelmac® no Brasil), um medicamento usado para o tratamento de curto prazo de mulheres com síndrome do intestino irritável com constipação e para pacientes com menos de 65 anos de idade com constipação crônica. Análise do FDA dos dados de segurança em conjunto de 29 ensaios clínicos envolvendo mais de 18.000 pacientes mostrou um número excessivo de eventos adversos cardiovasculares sérios, incluindo angina, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral em pacientes tomando Zelnorm® comparado a pacientes tomando placebo.

Pacientes tomando tegaserode deveriam entrar em contato com seus profissionais da saúde para discutir tratamentos alternativos e procurar cuidados médicos de emergência se experimentarem dor torácica severa, dificuldade de respiração, início súbito de fraqueza ou dificuldade para caminhar ou falar ou outros sintomas de um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Os profissionais da saúde deveriam acessar seus pacientes e substituir a medicação por outros tratamentos conforme necessário.

Um comentário:

NELSON NISENBAUM disse...

O FDA deveria publicar dados estatisticos mais precisos para o completo esclarecimento do assunto.

FDA should be more precise in publishing such data, in order to offer a clear comprehension of this matter, as others.